14 de março de 2024

Prefeitura beneficia colônia de pescadores com peixamento no Lago da Perucaba

Ação realizada em parceria com a Codevasf vai povoar águas de Arapiraca com mais de 140 mil alevinos

Foto: Carlos Magno – Ascom Arapiraca

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Codevasf, realizou um peixamento com mais de 40 mil alevinos no Lago da Perucaba. Esta é a primeira etapa do projeto, que também vai contemplar o povoado Cangandu e, ao todo, vai povoar as águas de Arapiraca com mais de 145 mil pequenos peixes nativos.

Dentre espécies como Piau, Tucunaré e Tambaqui, os alevinos distribuídos no lago são de grande importância para manter o equilíbrio do ecossistema, pois atuam na limpeza do lago de forma orgânica, e também para garantir o sustento das famílias de pescadores locais, que podem utilizá-los como fonte de renda ou alimentação.

“Estes alevinos ajudam na preservação e na melhoria das famílias que moram aqui, é isso que precisamos fazer no Lago da Perucaba, então agradeço ao prefeito Luciano Barbosa por sempre se mostrar disposto a cuidar e melhorar a vida dessa comunidade”, ressaltou o secretário Genivaldo Oliveira.

O prefeito acompanhou toda a ação e aproveitou para, junto à colônia de pescadores, renovar o compromisso de preservar a região. “Para mim é uma satisfação estar colocando estes alevinos no Lago da Perucaba, que vão servir para que essa colônia possa fazer sua pesca e desenvolver sua economia familiar a partir do próprio lago. Esta é uma comunidade antiga, merece toda a atenção da prefeitura municipal e nós vamos dar”, afirmou.

Os pescadores demonstraram sua gratidão pelas melhorias que o prefeito tem realizado na região e destacou a importância da preservação de todo o Lago, não apenas do ambiente ao redor, como também dos novos peixes que povoam a água. Segundo eles, com a pesca consciente por parte de quem utiliza o local, é possível pegar peixes de quase 20kg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *