14 de junho de 2019

Crianças da creche municipal do Brisa do Lago ganham horta escolar temática

(Foto: Samuel Alves)

Crianças participam de todo o processo da horta escolar com acompanhamento da gestora e professores

O olhar atento de duas professoras para os hábitos alimentares de seus alunos provocou uma inquietação, que se transformou em ideia e logo rendeu um projeto: o Horta Escolar Temática.

Quando se fala em horta, é comum imaginar os canteiros de terra com produtos verdinhos. No Centro de Educação Infantil Professora Deusdeth Barbosa da Silva, no Residencial Brisa do Lago, esse conceito foi transformado.

No lugar dos tradicionais canteiros, o espaço escolhido para a plantação ganhou formas de flor, borboleta, cogumelo e coração, tudo construído a partir de garrafas pet, cheias de uma mistura de corante, que dão cor às formas. Em breve, crescem coentros, alfaces, cebolinhas, tomates, quiabos e plantas medicinais poderão ser colhidos.

A estratégia chama a atenção das crianças e de quem entra no local, que parece ganhar ainda mais vida. Quando perguntada sobre a ideia e o trabalho do processo de construção e manutenção da horta escolar, a primeira palavra pronunciadas pela professora Maria Mércia dos Santos, uma das idealizadoras do projeto, foi AMOR.

A escrita em letras garrafais da palavra AMOR é uma tentativa estética para destacar a força do principal sentimento plantado ali, no ambiente escolar, regado todos os dias pela equipe de profissionais que trabalham no Centro de Educação, e que já enxergam os bons resultados.

“Primeiro vem o amor por essas crianças e esse espaço, acompanhado da observação e da vontade de promover mudança. E, nesse caso, de forma lúdica, estimular a prática de uma alimentação saudável e os ensinamentos sobre meio ambiente, a partir do plantio e a utilização de material reciclável, que também serve de tema para falar sobre  o mosquito da dengue e os cuidados para eliminar focos do mosquito nas casas”, afirmou Maria Mércia.

Sorrisos, abraços acolhedores, olhares atentos e falas, já declaram que aquelas crianças estão aprendendo direitinho as lições ensinadas, a partir dos exemplos diários. Davi Lucas Costa Amorim, 4 anos, é a prova de que a metodologia utilizada está no caminho certo.

O garoto, que junto com seus amigos acompanhou a preparação do espaço e agora ajuda a plantar, está curioso para ver os alimentos no prato. Vera Salgueiro, gestora escolar, é uma das entusiastas  e motivadoras do projeto, que também conta com a participação da professora Cássia Maria Oliveira.

“A proposta, que se inicia com a plantação, deve chegar para complementar a refeição das nossas crianças de uma forma lúdica. Para chamar a atenção delas e estimular a experimentar aqueles alimentos, já estamos imaginando a execução dos pratos, com formato de desenhos. Os pequenos aprendem brincando. E dessa maneira contribuímos com o processo de aprendizagem delas”, completou a gestora escolar.

Um outro projeto implantado no Centro de Educação Infantil Professora Deusdeth Barbosa da Silva  e que também faz a festa da criançada é o parque temático, o “Parque Zoo”. Girafa, pato, elefante, entre outros animais, habitam o espaço, que simula um zoológico, em forma de brinquedos. E por falar neles, as crianças ainda ganharam uma casa de bonecas, tudo construído a partir de material reciclável.

 

Saiba mais:

https://web.arapiraca.al.gov.br/2019/01/centro-de-educacao-infantil-do-brisa-do-lago-inaugura-parque-zoo/

(Fotos: Samuel Alves)

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *