9 de dezembro de 2014

Projeto Ver-SUS será implantado em Arapiraca

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

 

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, recepcionou nesta terça-feira (9), a comissão organizadora do Projeto Ver-SUS em Alagoas.

A comissão é formada por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, entre outras áreas do conhecimento de várias instituições de ensino superior, a exemplo da Ufal, Uncisal, Uneal e Unopar.

Os acadêmicos foram recebidos pela superintendente municipal de Atenção à Saúde, Noélia Lira e equipe.

Os universitários e acadêmicos Leandro Silva (Serviço Social), Douglas Magalhães (Enfermagem), Gabriela Firmino (Terapia Ocupacional), Vanessa Rufino (Psicóloga) e Arthur Granjeiro (Nutrição) relataram que o município de Arapiraca será o primeiro de Alagoas a adotar o novo modelo do projeto, que tem o apoio do Ministério da Saúde, Rede Unida, Fiocruz, Conselho de Saúde, UNE, entre outros órgãos e representações populares.

Durante nove dias, os estagiários irão conhecer a realidade e o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, hospitais e centro de apoio à saúde em Arapiraca. Os jovens acadêmicos acompanharão a rotina dos atendimentos na saúde pública.

Segundo a superintendente municipal de Atenção à Saúde, Noélia Lira, o pro0jeto tem total apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e do secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa.

“Esse projeto é um diferencial na formação acadêmica, pois prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho e para a realidade da profissão ", afirmou Noélia.

O projeto Ver-SUS/Brasil vai possibilitar a imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Será disponibilizado para os participantes: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.

As inscrições já começaram e se estendem até o próximo dia 14 deste mês de dezembro As despesas com hospedagem, transporte e alimentacão ficam a cargo dos parceiros do projeto, sem ônus para a prefeitura.. Os interessados podem acessar o link no site: www.otics.org/estacoes-d-observacoes/versus para efetuar o cadastro.

O início do projeto está previsto para dia 23 de janeiro. Mais informações, pelo telefone (82) 8835-5595.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *