13 de novembro de 2014

Arapiraca debate saneamento em 1ª audiência de plano municipal

Um município não pode crescer sem planejamento estratégico no que diz respeito à sustentabilidade. E isto acaba indo de encontro com infraestrutura, desenvolvimento urbano, saúde pública, saneamento básico e educação ambiental.

Desta feita, foi realizada nesta quinta-feira (13) a primeira audiência pública do Plano Municipal de Saneamento de Arapiraca, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), visando dialogar com a comunidade sobre seus anseios.

Foi lançando o regimento interno deste inédito encontro e, na mesa de abertura, estavam os secretários Municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ivens Barbosa, e de Planejamento Cícera Pinheiro, a assistente social e coordenadora do plano, Moniza Amaral, o engenheiro civil da Mais Ambiental e professor Dr. Eduardo Lucena, o engenheiro também à frente da consultoria da Mais Ambiental, Paulo Freire, e o presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias.

“O Plano de Saneamento é, por si só, uma ferramenta, um instrumento de gestão importante para o município, a fim de a gente projetar estes quatro elementos que compõem o saneamento básico, que são: drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário, manejo e limpeza de resíduos e ainda pavimentações”, diz o secretário Ivens Barbosa.

Foram discutidas diretrizes dentro da realidade de Arapiraca, já que os membros do Plano se reúnem com regularidade e já estão traçando o reconhecimento territorial da cidade.

“É bom salientar toda esta participação da sociedade civil organizada, pois estamos tratando não apenas de questões de rede de esgotamento, mas de qualidade de vida, já que isto vai de encontro diretamente com a saúde da nossa população”, completa.

Ele reforçou que são necessárias também ações no que concerne à educação ambiental para racionarmos os recursos renováveis que possuímos e para que consumamos menos, tendo em vista os resíduos sólidos acumulados.

Com o Plano Municipal de Saneamento de Arapiraca devidamente pautado e terminado – o que pede a lei federal nº 11.445/2007 –, a cidade terá acesso a recursos federais a partir de 2015 para a concretização de várias obras.

A audiência serviu ainda para a avaliação do estado de salubridade ambiental o qual Arapiraca se encontra, inclusive da prestação de serviços públicos a ela referentes. Os técnicos irão continuar informando a população pelos meios de comunicação.

Para saber mais sobre o plano e seu andamento, acesse o blog pmsbarapiraca.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *