14 de julho de 2014

Revista exalta projeto Arborizar Para Melhor Viver em Arapiraca

Registrando a recente passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, a revista Alagoas S.A. trouxe como reportagem de capa de sua edição de número 19 a temática da caatinga e, nela, reportou as ações que acontecem na cidade de Arapiraca.

A matéria especial de Valdir Júnior com colaboração de Elisana Tenório tratou da atitude de um professor arapiraquense, preocupado com o bioma não somente da caatinga, mas de plantas nativas que ajudem tanto na ornamentação verde da cidade em si como para o bem-estar e um ar mais puro para todos.

Ele, Cícero Galdino, fez o plantio de árvores em seu bairro Capiatã e isto atraiu o olhar de moradores de outras localidades. O educador, com apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), implementou o projeto Arborizar Para Melhor Viver.

“Muitas pessoas têm procurado mudas para o plantio no perímetro urbano, mas elas só são cedidas se houver comprometimento na manutenção e cuidado daquela planta até chegar em sua fase adulta”, diz Galdino, que enfatiza que muitos buscam o angico-branco que dá nome ao município arapiraquense.

Ele pretende levar esses ensinamentos para famílias ribeirinhas, às margens do Rio São Francisco, para que o local seja revitalizado, sendo possível a ampliação na navegação e garantido o abastecimento de água para as futuras gerações.

Arborizar é preciso

O projeto Arborizar Para Melhor Viver foi lançado em meados de fevereiro deste ano, com a presença da prefeita Célia Rocha, que plantou simbolicamente uma muda de pau-brasil ao lado do professor, estudantes e escoteiros, no Bosque das Arapiracas, pulmão verde que pulsa no bairro do Centro.

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa, esteve na solenidade e enfatizou a preservação. "Deixamos assim, neste ato de plantar uma árvore em nossa cidade, a sensação de pertencimento; precisamos cuidar de nossa casa, nosso lar e garantir um futuro melhor para nossas crianças", diz.

Além da Semasa, o projeto é coordenado ainda pelas secretarias Municipais de Educação e Governo, Agenda 21, Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS), contando com o apoio da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Escola de Pais, Banco do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL Arapiraca), Câmara Temática Cidade Sustentável de Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e associações de moradores, entre outros segmentos da sociedade civil.

Na ocasião, o professor Cícero Galdino distribuiu para o público uma cartilha com os objetivos e as fases do projeto. A iniciativa é voltada para educação ambiental, sobretudo com a participação de alunos, professores, servidores de escolas públicas, particulares, universidades e empresariado local.

O projeto Arborizar Para Melhor Viver tem previsão do plantio de duas mil mudas em praças, escolas, avenidas e outros locais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *