22 de junho de 2014

Arraiá Pisoteio abrange rústico do Sertão e brilho da cidade

O que era apenas uma reunião de um grupo de amigos que gostava de quadrilha acabou por se tornar um dos arraiais que são referência para os festejos juninos de Arapiraca.

O Arraiá Pisoteio, no ano passado, ficou em segundo lugar no Concurso de Resgate às Tradições Juninas e, neste 2014, vem brigar pelo título desta 12ª edição com o tema “Do Rústico do Sertão ao Brilho da Cidade Grande, a Pisoteio Faz a Festa Nesse São João”.

“Esse evento visa resgatar e desenvolver a cultura popular dentro da comunidade de Batingas e, dessa forma, mostrar para a cidade de Arapiraca as belezas do sertão que foram deixadas para trás, preservando a história da nossa região e homenageando todos os que contribuíram para ela”, diz a organizadora Jéssica Morgany.

No arraiá deste sábado (21), foram feitas justas reverências ao radialista e poeta José Cícero dos Santos, o Zé do Rojão – um dos baluartes da nossa cultura alagoana –, tendo a presença de seu filho e esposa nos bastidores da festa.

O cordelista Adelson Grigório recitou alguns poemas que o “Rojão do Nordeste” costumava declamar, dentre eles “Esmola pra São José”, de Zé Laurentino. Tanto a viúva Maísa Matias, quanto o filho Jailson Matias caíram em lágrimas pela emoção do momento.

Em sequência, no palhoção, houve dança da peneira e quadrilha infantil com alunos da Escola Lápis na Mão. E, ao som de uma toada puxada também por Adelson Grigório, os 24 casais da quadrilha estilizada Pisoteio entraram em cena, interagindo com o público que compareceu em grande número às calçadas da Avenida Nossa Senhora das Graças, na comunidade de Batingas.

Paul Clivelan Santos Firmino, puxador do grupo desde 2007, veio de São Paulo onde está fazendo uma especialização de Geografia, só para levar à frente o amor dos integrantes pelo resgate junino. Como o arraiá era de caráter turístico – isto é, com três dias de festa –, segundo ele, outras quadrilhas de Arapiraca, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Olho d’Água das Flores se apresentaram por lá nos dias anteriores.

“É saudável, inclusive, ver tantas crianças e adolescentes presenciando uma festa com um teor desse. De fato, muito importante esse resgate, feito todos os anos, das nossas tradições”, comenta a coordenadora e professora da Escola de Ensino Fundamental Manoel Humberto da Costa, Sandra Dória.

Esta instituição de ensino, desde 2011, está em parceria com o arraiá no projeto “Alagoas Memória Viva”. Na vila cenográfica, havia fogueira, delegacia, igreja, escola, Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS), posto de saúde, casas de farinha, do fazendeiro e da rezadeira, bodega e o Residencial Pisoteio, feitos com muitos materiais recicláveis dentro da proposta “Lixo é Luxo”.

Os folguedos e figuras tradicionais tomavam a via do palhoção: guerreiro, banda de pífano, dança da fita, boi-bumbá, emboladores, violeiros e coco de roda. Bem como também as comidas típicas nas barracas e na mesa da Comissão Julgadora do São João 2014, com baião de dois, macaxeira, cuscuz com verdura, galinha de capoeira, carne de sol, carne de bode, bolos de macaxeira e de milho, pudins de macaxeira, queijo com coco e tapioca, pamonha, pipoca e arroz doce, tudo na perspectiva interiorana servido em panelas de barro e colheres de pau.

Estiveram prestigiando o evento, além do filho e viúva de Zé do Rojão, o secretário Municipal de Agfricultura (Semag), Rui Medeiros; o subsecretário da Semag, Elielton Amaral; o assessor técnico da Semag, Manoel Henrique; o subsecretário Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), José Ailton Cavalcante Jr., o Júnior Balla; o vereador Adalberto Saturnino (PMDB); o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB); e o presidente de Federação das Associações Comunitárias dos Moradores de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias.

Neste sábado (22), acontece o Arraiá Matuto Macho, no bairro Jardim Esperança, a partir das 20h. Já no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, tem Severo do Acordeon. O cronograma dos arraiais é:

8 de junho: Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).

E no São João do Mercado – especial Zé do Rojão:

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *