25 de junho de 2014

Arraiá Banaluar apresenta o povo sertanejo como um forte

O escritor Euclides da Cunha afirmou certa feita que o nordestino é, acima e antes de tudo, um forte. E foi isso o que o Arraiá Banaluar, na comunidade Vila Bananeira, apresentou na noite desta terça-feira (24), dia em que inclusive se reverencia São João.

Com o enredo “O Sertanejo Que Canta, Seus Males Espanta”, eles encantaram a todos com apresentações cheias de energia, tanto de folguedos quanto de manifestações outras, como a capoeira.

A Comissão Julgadora do São João de Arapiraca 2014 perpassou por uma cidade cenográfica cheia de detalhes do interior nordestino. Logo à porta, havia um trio pé-de-serra perto de um vaso cheio de cachaça.

À medida que o fole ia cantando de um lado, crianças da comunidade brincavam na Dança da Fita e, mais adiante, uma banda de pífano ensaiava no meio de todos alguns números.

Segundo um dos organizadores da Banaluar, que ficou em quarto lugar no ano passado no Concurso de Resgate às Tradições Juninas, este ano o arraiá deu o seu máximo. “Sempre nos empenhamos bastante para a execução dessa festa e a comunidade em si toda vez nos dá o aval e vem prestigiar”, diz Nigel Malta.

O cenário trazia carroças de arado, casebres em barro, igreja, casa do fazendeiro e de farinha, cabaré, barracas do beijo e de comidas típicas e cadeia, além de brincadeiras como jogo da argola e a pesca.

Emboladores e violeiros ainda davam o tom mais à frente da banda de pífano. O tom na entrada do palhoção foi o de muita música e alegria, o que foi retratado muito bem pelos grupos de dança que participaram do evento.

A começar, houve intento da Dança da Peneira contando com a jovem Thaynara de Oliveira, que possui necessidade especiais, deu uma mostra de simpatia e superação, arrancando aplausos dos centenas de presentes na plateia.

Logo depois, o grupo Ibá Capoeira, ministrado pelo mestre Claudivan Santos, fez bela apresentação com seus alunos da própria Vila Bananeira, com toda a ginga da dança que tem cunho afro.

Os pequenos integrantes da quadrilha Banamatuta também fizeram o público aplaudir com um tema muito bem ensaiado. Uma homenagem ao radialista e poeta Zé do Rojão foi feita, onde relatada toda sua vida. Ele, mestre na declamação, faleceu no final do ano passado e está recebendo reverências em diversas comunidades pelo grande legado que deixou para a cultura popular alagoana.

E, por fim, a quadrilha estilizada Banaluar. Eles mostraram justamente o povo sertanejo como um espécime guerreiro, que luta por seus ideais e sua família, acima e diante de qualquer adversidade. A apresentação emocionou o público e a alguns jurados, quando no início foi interpretada a partida de um grupo de nordestinos vagando pela seca e tentando vida melhor em outro lugar.

“Nos últimos quatro meses, nos dedicamos bastante para mostrar ao público e aos jurados que a Banaluar é mais que uma quadrilha, é um sentimento”, diz a estilista Rousy Olivier, que foi a Rainha do Milho da quadrilha estilizada.

Do público efusivo que não parava de torcer e aplaudir, vários cartazes de incentivo apareciam. Um deles era de um ex-dançarino. “É sempre muito lindo ver a Banaluar se apresentar. Do lado de fora, é ainda mais emocionante. E a tendência é sempre melhorar”, conta o agricultor e estudante José Moreira, de 23 anos.

Estiveram acompanhando os festejos o subsecretário Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), José Ailton Cavalcante Jr., o Júnior Balla, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e o presidente da Federação das Associações Comunitários dos Moradores de Arapiraca, Brás Antônio de Farias.

Arapiraca possui o maior São João comunitário do Brasil. O cronograma dos arraiais é:

8 de junho: Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).

E no São João do Mercado – especial Zé do Rojão:

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *