27 de janeiro de 2014

Combate à dengue é tema de palestras em empresas

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); widows: 2; orphans: 2; }

A prefeitura de Arapiraca, por meio da Área Técnica de Promoção à Saúde, vai realizar, a partir de hoje(27), uma série de palestras em diversas empresas na cidade. O tema das palestras é o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

As palestras serão realizadas em hipermercados, distribuidora de alimentos, empresa de material de construção e indústria de plásticos e a Unimed. “ Todas essas empresas tem um número de funcionários muito grande, por isso queremos orientá-los sobre como manter os focos do mosquitos longe de casa” afirmou a coordenadora das ações de combate a dengue em Arapiraca , Ijoancira Rosa .

 

A coordenadora disse ainda que medidas preventivas de combate ao mosquito já foram bastante divulgadas, mas preciso colocá-las em prática. O mais importante é não deixar  que fique água limpa parada, local adequado pra a reprodução e proliferação do mosquito.

 

Cada pessoa deve retirar a água de plantas e não deixar exposto ao ar livre qualquerobjeto que possa acumular alguma limpa, como pneus, vasilhames de alimentos de animais, copos descartáveis. Além disso é preciso fazer a limpeza nas calhas da residências e nas cisternas e caixas dágua.

 

A estratégia de realizar palestras nas empresas foi discutida e apresentada na primeira reunião desse ano realizada pelo Comitê de Combate à Dengue. Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Limpeza e Iluminação Pública, Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sargentos do Tiro de Guerra, do Departamento de Estrada e Rodagens, (DER) e da Unimed.

 

Durante a reunião foi apresentado o Boletim Epidemiológico onde aponta um índice de infestação predial de 6% , ou seja em cada 100 casas visitadas pelos agentes de endemias, seis estão com focos do mosquito da dengue.

 

De acordo com o secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, esse índice ainda é bastante elevado, já que o Ministério da Saúde preconiza que o índice considerado normal é de 1%. “ O verão é a estação mais apropriada para a proliferação do mosquito da dengue, por isso a população precisa fazer a sua parte no combate a essa doença que pode causar a morte” enfatizou o secretário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *