19 de novembro de 2013

Arapiraca inicia plenária final do plano de saúde

Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), o secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, iniciou na tarde de ontem os trabalhos da  Plenária Final da Construção Coletiva do Plano Municipal de Saúde de Arapiraca para os próximos três anos.
A solenidade oficial contou com  a participação do coral Todos São Iguais, formados por alunos  da Escola Crispiniano Ferreira de Brito, sob a regência da professora Maria Barbosa.

O secretário ressaltou a importância da participação da sociedade  no processo democrático da construção desse  plano da saúde municipal. Ele  disse que a  grande  função de um sistema de saúde público é dar resposta aos problemas de saúde que acometem a população.
Segundo Pedrosa, a  gestão pública deve se preparar  para reduzir   os indicadores negativos  que o município apresenta, como por exemplo os índices de mortalidade . O secretário mostrou através de estatísticas que existem quatro grandes causas de mortes no município. As  causadas  por cânceres , doenças respiratórias, doenças do aparelho circulatório e as que são provocadas  por fatores  externos como suicídio e acidentes “ Esse é o grande desafio do nosso sistema de saúde”afirmou o secretário.

 

A coordenadora da assessoria de planejamento estratégico da secretaria municipal de saúde, Cléa Núbia, informou que desde maio desse ano vem sendo realizadas oficinas nas 34 Unidades de saúde e nos centros de referência especializados, como o Cria, Cemfra e outros .  “Nas oficinas a  comunidade participou diretamente apontando e identificando  problemas e necessidades no atendimento da saúde municipal” disse Cléa Núbia.

Durante a solenidade foi dado posse aos membros do Conselho Municipal de Saúde. Também participaram da solenidade de abertura da plenária, Maria Alice Gomes, representante da secretária estadual de saúde, a presidente da câmara de vereadores de Arapiraca, Gilvânia Barros e o representante do conselho municipal de saúde, José Barbosa.

Hoje  a partir dasd 8h prossegue a plenária que está sendo realizada no Clube dos Fumicultores. Cerca de 400 pessoas, entre elas representantes de bairros, associações, sindicatos, servidores municipais, vão discutir em grupos as possíveis soluções e propostas  para o avanço da saúde municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *