17 de setembro de 2013

Prefeitura oferece curso de Gestão Documental para os servidores

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Visando a qualidade profissional de seus servidores. A Prefeitura de Arapiraca inicia nesta terça-feira (17), no auditório da Escola Municipal de Governo, cinco cursos de capacitação, com o foco voltado a gestão documental.

De acordo com a secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima, o objetivo da capacitação é habilitar os servidores da administração pública sobre questões que abrangem a gestão documental, assegurando o apoio às atividades na área de arquivo, desde a produção até a sua destinação final.

“Estamos visando a demanda extensa de documentos produzidos relativos à administração pública, buscando com isso a simplicidade e racionalidade dos procedimentos, assim como à preservação do patrimônio documental do município”, destacou a secretária Lúcia de Fátima.

Os cursos serão ministrados pelos facilitadores Geraldo da Silva Filho, coordenador do Arquivo Judiciário de Alagoas e ex-professor de Arquivologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Gilderto Miguel Castelo Branco Araújo, supervisor do Arquivo Judiciário de Alagoas e especialista em Administração de Arquivos e Documentação pela Ufal.

Serão oferecidos os seguintes cursos:

Gestão Documental: conceito, produção, ciclo, arquivos e diagnósticos;

Legislação Arquivística: Constituição Federal de 1988, Política Nacional de Arquivos – Lei Federal n° 8.159 de 8 de janeiro de 1991;

Tabelas de Temporalidade Documental: Terminologia, Atos normativos, Comissão Permanente e Identificação da Massa Documental Acumulada;

Conservação Preventiva nos Acervos: Métodos de limpeza, produtos, cuidados e periodicidade;

Tecnologia da Informação: Conceito, Documento digital, Sistemas, Gerenciamento. Ferramentas e Case do Arquivo do poder Judiciário de Alagoas.

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