23 de julho de 2013

Prefeitura lança rede de serviços para ampliar economia local

Nesta terça-feira (23), foi dado o pontapé inicial para facilitar a abertura de novos empreendimentos em Arapiraca, que devem alavancar o comércio local.

Em encontro realizado na Sala de Reuniões, no Centro Administrativo Antônio Rocha, a prefeita Célia Rocha (PTB) comemorou a vinda da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que deve dinamizar ainda mais o mercado no município.

Ademais, juntamente com a Redesim, em setembro deste ano, será lançada a Casa do Empreendedor, que deve ficar no local onde hoje é a Casa do Trabalhador, uma vez que terá novas instalações junto ao Centro de Capacitação, onde haverá três instituições bancárias, uma sala de consultoria e outras para dúvidas dos microempresários, além do Telecentro.

Lá, haverá estagiários de Contabilidade e Direito e um agente de desenvolvimento para orientar os microempreendedores individuais, microempresários e empresários de pequeno porte no âmbito da formalização, capacitação e microcrédito.

Estavam na reunião, afora a prefeita, a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio; a adjunta da Semics, Sandra Alves; a secretária de Economia e Finanças, Rosa Lira; a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Valquíria Bastos; o diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ronaldo Moraes; o gerente regional do Sebrae, Arestides Minervino; a coordenadora do Fácil Arapiraca, Zélia Azevedo; o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior; e Carolina Cavalcante, gerente responsável pela Redesim.

Para o presidente da Junta Comercial, este diálogo aberto e a disposição do município para viabilizar a Redesim são importantes para sua implantação e funcionamento. “É fundamental que as prefeituras entendam as melhorias que a Redesim levará para as cidades. Não só o aumento da arrecadação, mas também um controle maior da movimentação da economia municipal. Em Arapiraca, o trabalho conjunto com a prefeitura está sendo muito produtivo”, declara.

De acordo com Célia Rocha, um servidor efetivo da prefeitura será capacitado tecnicamente para ser o delegado responsável e representará a Juceal no município. “Arapiraca será o ‘piloto’ neste sentido, sendo exemplo para outras cidades”, diz José Lages Júnior. Ele adiantou ainda que a delegacia da Junta Comercial vai funcionar dentro do Centro Administrativo.

Aliado a isto, o portal Facilita Alagoas, uma plataforma desenvolvida pela própria Juceal, deve ajudar para desburocratizar os processos de abertura e alteração de empresas em Alagoas, gerando segurança e agilidade para o empreendedor e o poder público.

Com o portal, que é uma forma de incentivo para regularização dos empreendedores, diminuindo o mercado informal, vindo a estimular o crescimento da economia em Alagoas, uma empresa é registrada e licenciada em um prazo de 72 horas.

Desta feita, haverá redução de custos para os empresários locais, por conta desta diminuição da burocracia, e a Prefeitura de Arapiraca terá mais controle de empreendimentos que surgirão a partir da implantação da Redesim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *