24 de julho de 2013

Arapiraca sedia III Conferência de Promoção de Igualdade Racial

Acontece nesta quinta-feira (25), na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, a III Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial para estimular o enfrentamento à discriminação e elaborar políticas públicas em defesa dos diretos de todas as etnias do nosso município.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o debate será realizado a partir das 8h, na academia localizada na Avenida Governador Luiz Cavalcante, bairro do Alto do Cruzeiro, e tem programação extensa, fazendo um recorte de toda a promoção para a igualdade racial no Agreste alagoano.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), atendendo ao Conselho Nacional e à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), promove esta conferência em Arapiraca, que tem como tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por uma Alagoas Afirmativa”.

Entidades e segmentos étnicos e culturais de 33 municípios participarão do evento, que deve eleger 84 delegados para representar nosso estado na conferência nacional, levando as reivindicações e necessidades condizentes com a realidade da região.

Na programação, ocorrerá debates, palestras e mesas. Pela manhã, o superintendente da SEMCDH, Geraldo Majella, discute o tema principal do encontro e, em seguida, o professor e doutor em Antropologia da Uneal, Edson Bezerra, e o técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e coordenador do curso de História do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), professor Zezito Araújo, expõem as estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo, além de pontuar os avanços e desafios em políticas de igualdade no município e em Alagoas.

Em outro eixo temático, a jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal) e diretora do Centro de Cultura e Estudos Anajô, Valdeci Gomes, traça os arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial.

Finalizando os apontamentos da conferência, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes da África, faz palestra sobre “Participação política e controle social: igualdade racial nos espações de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *