13 de junho de 2013

Agentes da SMTT participam de avaliação da Administração Pública

Trinta e nove agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participam nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), na sede do órgão, do processo de Avaliação de Desempenho (AD) durante o período em que estão em estágio probatório, desde a aprovação em concurso público e a efetivação do cargo que ocupam.

A Avaliação de Desempenho é aplicada pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), da Prefeitura de Arapiraca.

Para o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a Avaliação de Desempenho é um procedimento importante da Administração Pública Municipal porque avalia a qualificação e a capacitação funcional do servidor.

“A avaliação é importante porque acompanha o andamento do trabalho do servidor e ele recebe as instruções de como está exercendo sua função no serviço público. É bom para ele que saberá se está indo bem ou não e bom para a administração que avalia a qualidade do servidor”, afirmou Teófilo.

Acompanhamento da avaliação

O processo de acompanhamento da Avaliação de Desempenho dos servidores públicos da Prefeitura de Arapiraca acontece desde 2000 para fins de estágio probatório que é de três anos.

A responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Rita Falcão, e o presidente da Comissão Específica da Avaliação de Desempenho, Hilton de Almeida acompAcompanhamento da avaliaçãoanham esse procedimento.

Durante o encontro, eles explicaram que a Avaliação de Desempenho é feita por meio dos seguintes critérios: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Essas modalidades são aplicadas para todas as organizações públicas municipais.

Rita Falcão informou que a avaliação do servidor público de Arapiraca é realizada quatro vezes e acontece nos primeiros 14 meses após a aprovação em concurso público e efetivação do cargo e, em seguida, com 20 meses, 26 meses e por último nos 33 meses de trabalho do servidor.

“A Avaliação de Desempenho é um instrumento que nos oferece conhecimento para acompanhar o desenvolvimento do servidor e contribui também para promover a integração entre todos da administração pública”, ressaltou Rita Falcão, lembrando que uma conquista do servidor foi o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), adquirido pelo processo de avaliação.

O presidente da comissão disse que a AD mantém o servidor motivado para o trabalho. “O servidor trabalha com dedicação e eficiência e isso reflete no atendimento aos usuários do serviço público”, frisou Hilton de Almeida.

O agente de trânsito, Éder Alves, 31 anos, com um ano e três meses de serviço público afirmou que a avaliação é importante, mas que deve ser acompanhada por um supervisor imediato ao servidor.

“Assim poderemos ser mais bem avaliado, uma vez que o supervisor tem conhecimento das dificuldades as quais passamos. De toda forma a avaliação é correta para manter o servidor disciplinado em suas atribuições”, frisou o agente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *