4 de abril de 2013

Projeto Brincar capacita educadores de Arapiraca

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A Prefeitura de Arapiraca recebeu na manhã desta quinta-feira (4), membros da Fundação Volkswagen, do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), secretarias municipais de Educação e da Unicef, a fim de estabelecer metas para o projeto Brincar. O evento foi realizado na Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa Medeiros, no bairro Primavera.

O programa é uma proposta de formação voltada para crianças ainda em berçários, recreacionistas, professores, gestores e representantes de secretarias municipais, para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com os jovens.

Estiveram presentes na capacitação os gestores educacionais da capital Maceió, das cidades de Arapiraca, Coité do Noia, Delmiro Gouveia, Viçosa, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Igaci e Taquarana.

Na ocasião foram realizadas palestras educacionais, estímulo e incentivo ao resgate das antigas cantigas e brincadeiras de roda para as crianças de 0 a 5 anos.

Durante a capacitação, foram realizadas dinâmicas de grupos, as quais levaram os professores e gestores a brincar e cantar antigas canções, a exemplo da Olaria do povo, Abóbora faz melão, Gata pintada, Gata espichada, Pom pom pom, entre outras.

Na oportunidade, os coordenadores do projeto visitaram na manhã dessa quarta-feira (3), o historiador e artista plástico, Zezito Guedes, para ouvir um pouco da história do município e estórias do folclore arapiraquense. Na parte da tarde, as creches das Escolas Djalma Mateus e Pontes de Miranda partilharam de brincadeiras e de contos com os educadores.

De acordo com a articuladora Municipal da Unicef, Maria Adijinã, o programa Brincar sediado em Arapiraca é pioneiro em toda região Nordeste, e tem a intenção de irradiar junto aos professores a ideia de resgatar a infância das crianças de Arapiraca e regiões circunvizinhas.

“A nossa meta é fazer com que as crianças façam da escola literalmente a sua segunda casa, para que cada vez menos elas entrem precocemente no mundo das ruas, dos roubos e infelizmente das drogas”,afirmou Maria Adijinã.

Ainda segundo a articuladora, existe uma proposta de levar o projeto para crianças de idades elevadas.

A prefeita Célia Rocha (PTB) está totalmente engajada no projeto, e na manhã desta sexta-feira (5), irá se reunir com as coordenadoras do projeto Brincar e do Projeto Primeira Infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *