10 de abril de 2013

Prefeitura realiza capacitação para médicos e enfermeiros

A Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (10), para médicos e enfermeiros do município, uma capacitação sobre medidas e cuidados no diagnósticos de pacientes com dengue. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwiges.

A palestra ministrada pelo médico infectologista Celso Tavares, do Hospital de Doenças Tropicais de Maceió, abordou o manejo clínico pelos profissionais de saúde, diminuindo a mortalidade dos pacientes com suspeita de dengue.

Na oportunidade a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia de Lima, apresentou os principais índices do município, em relação ao número de pessoas contaminadas em Arapiraca.

De acordo com Celso Tavares, as mortes ocasionadas de dengue ocorrem geralmente pelo mau diagnóstico realizado por alguns profissionais da saúde. Ele enfatizou a sua fala, citando que os pacientes em sua grande maioria entram em óbito a partir do quarto dia de enfermidade.

Ele recomendou que os sinais de alarme e choque devam ser observados atentamente tanto pelos médicos, quanto pelos enfermeiros. “Os elevados índices de letalidade estão relacionados ao ‘não’ atendimento aos principais sintomas apresentados pelos pacientes”, apontou o médico.

Estão sujeitos a dengue, os pacientes que apresentarem os seguintes sintomas: febre com menos de sete dias, cefaléia, dor retro-orbitária, prostração, e em sua totalidade, a exantema – erupção geralmente avermelhada que aparece na pele – aparece em 50% dos casos.

Em breve, os profissionais da assistência social, técnicos de enfermagem, odontólogos e membros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também serão capacitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *