5 de julho de 2012

Missão internacional elogia programas de agricultura familiar

p { margin-bottom: 0.21cm; }


 

No início da tarde desta sexta-feira (6), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, em seu gabinete, no Centro Admiistrativo Municipal, os 32 representantes da missão do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fomes (MDS), Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa Mundial Para Aquisição de Alimentos (PMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e de cinco países da África: Malui, Moçambique, Niger, Senegal e Etiópia, que estão no Brasil há vários dias.

Eles desembarcaram na tarde de quarta-feira (4), em Arapiraca, a fim de conhecerem o modelo de sucesso na produção e compra de produtos diretamente da agricultura familiar.

O sucesso do Cinturão Verde e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantado no ano de 2006, por meio de parceria entre governo federal e Prefeitura de Arapiraca, colocou o município como referência nacional para sediar o Seminário Internacional do PAA-África.

Durante o encontro com o prefeito Luciano Barbosa, a secretária-geral da Agricultura de Senegal, Maimouna Lô Guèye, elogiou a forma atenciosa como a comitiva foi recebida em Arapiraca.

"Conhecemos de perto as experiências de sucesso para o fortalecimento da agricultura familiar. Em nosso país, estamos implantando modelo semelhante ao que vocês já executam em seis anos. É muito importante essa troca de conhecimentos e experiências para todos", comentou ela, com a ajuda de uma tradutora.

Parceria

O prefeito Luciano Barbosa agradeceu ao governo federal pela escolha de Arapiraca para receber uma missão tão importante. "Quando soube da notícia, para mim foi um misto de surpresa e alegria. É muito bom saber que estamos no caminho certo e podemos compartilhar nossas ações na área da agricultura", disse.

Luciano fez questão de ressaltar que o Brasil tem uma dívida social com a África. "Vocês contribuíram com a nossa cultura e nosso desenvolvimento. O ex-presidente Lula viveu nessa região e sabe dos nosso problemas. Ele implantou programas para inserção social de milhões de famílias que viviam abaixo da linha de probreza, e agora a presidente Dilma dá continuidade a esse trabalho, e ainda escolha Arapiraca para receber a missão internacional", salientou o prefeito.

Visitas

O secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, acompanhado de técnicos e assessores, recebeu a comitiva na quarta-feira, no auditório do Centro de Referência Integrado em Assistência em Saúde (CRIA).

Manoel Henrique fez uma apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.

Ele revelou que já foram produzidos três milhões e quinhentos mil quilos de alimentos, sendo a maior parte de hortaliças, diretamente da pequena propriedade rural.

 

Investimentos

Ainda de acordo com o secretário, desde a implantação do programa, já foram investidos mais de R$ 4,5 milhões no projeto do Cinturão Verde, com a produção de mais de três milhões e quinhentos mil quilos de hortaliças e leguminosas, beneficiando mais de 1.100 agricultores familiares.
A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular Jerimum e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura Familiar, no Parque Ceci Cunha.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Carvalhal, disse que o governo federal pretende investir R$ 4 milhões no programa de cooperação com os países africanos.

Carvalhal esclareceu que a comitiva já conta com cinco consultores e realiza visitas técnicas, a exemplo da que está ocorrendo em Arapiraca, com a finalidade da troca de conhecimentos e experiências objetivando ampliar a produção de alimentos, gerar emprego, renda e reduzir a fome e a pobreza nos países africanos”, argumentou ele, adiantando que a comitiva permanece em Arapiraca até esta sexta-feira (30), de onde embarca para Brasília e depois retornam para seus países.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *