15 de maio de 2012

Projeto Ninar entra na programação da Semana Mamãe e Bebê

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Lançada oficialmente nesta segunda-feira, a Semana 100% Mamãe e Bebê reservou para esta terça-feira (15), o lançamento do Projeto Ninar.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão acadêmica de um grupo de 11 alunas do curso de Enfermagem do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, acompanhou o lançamento do projeto na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, juntamente com a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Pollyana Patrícia, entre outras coordenadoras, assistentes sociais, enfermeiras e demais profissionais de saúde.

O projeto visa utilizar as cantigas de ninar como ferramenta para recuperação de recém-nascidos internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) pediátricas de estabelecimentos médico-hospitalares na cidade.

Ligado ao Programa de Iniciação Científica (PBIC), o Projeto Ninar tem como orientadora a professora Larissa Tenório Andrade Correia.

De acordo com a graduanda em Enfermagem, Aline Janielly Costa, as mães que vivenciam a internação de seu bebê após o parto e, em sua maioria, apresentam um alto grau de ansiedade, bem como algumas vezes mostram quadro de depressão, caracterizado pela quebra dos ideais tidos durante a gestação e pela impossibilidade de dispensar cuidados constantes ao filho recém-nascido.

A aluna extensionista esclarece que o trabalho é realizado por 11 universitárias. “Após o grupo analisar a melhora no comportamento de mães e bebês, ficou decidido aplicar a musicoterapia como instrumento de auxílio médico”, frisa Aline Costa.

Por sua vez, a aluna Marcela Farias adianta que o corpo comunica sentimentos através do conforto pela música, por outros sons, ou por ouvir alguém cantar, e por isso elas resolveram incentivar as mães com as tradicionais cantigas de ninar.

“Além da melhora de parâmetros fisiológicos, o cantar acalma e dá segurança ao bebê, que se sente acalentado, amado e desejado, o que permite que sua situação clínica seja recuperada mais rápido”, explica.

O grupo de extensionistas é formado por estudantes do 4º, 6º, 8º e 10º período do curso de Enfermagem, incluindo também as graduandas Alanna Michella, Ana Clarisse Freire, Crislaine Eules Santos, Olívia Gabrielly Laranjeira Silva, Laryssa Silva Oliveira, Natália Carlos Ramalho, Thaís Alves, Thaysa Mariana de Oliveira Araújo.

A iniciativa também está recebendo apoio dos diretores do Hospital Regional de Arapiraca e do 5º Centro de Saúde.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *