23 de agosto de 2019

Município promove mais uma etapa do Curso de Qualificação para Agentes de Combate às Endemias

(Samuel Alves)

Os agentes de combate às endemias, inscritos no Curso de Qualificação, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde,  em parceria com a Escola de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL/Uncisal), participaram de mais uma etapa da qualificação com apresentação do II Seminário, nesta sexta-feira (23), no teatro do Planetário, no bairro da Perucaba.

Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde, participou do evento, representando o Prefeito Rogério Teófilo, que estava participando de cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, no Tiro de Guerra, destacou a importância desse curso, que integra o Programa de Educação Continuada realizada pela Administração Municipal. 

“O Curso de Qualificação para os Agentes de Combate às Endemias integra as ações do Programa de Educação Continuada do Município, voltadas para a capacitação e valorização profissional dos servidores municipais, que  reflete na melhoria da prestação do serviços de saúde à população ”, destacou o secretário.

Ainda sobre o curso, Glifson Magalhães parabenizou os participantes e  afirmou ser rico momento de troca de experiências, conhecimentos e informação. “Uma oportunidade para que os profissionais pensem em maneiras de aprimorar as estratégias de trabalho”, declarou. 

Na apresentação do servidores/alunos, também estiveram presentes a   secretária de Articulação Institucional, Graça Lisboa, coordenadora do Curso de Qualificação de agentes de Endemias da ETSAL, Solange Salustiano, engenheira ambiental da Secretaria de Serviços Públicos,  Patrícia Albuquerque, superintende de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, a instrutora de Concentração e coordenadora Municipal de Promoção à Saúde, Fátima Ramalho.

Temas

A partir do tema principal “Entendendo as ações do agente  de combate às endemias”, foram apresentados os eixos: Desenvolvimento de atividade educativa sobre o controle de culicídeos (aede e culex), leishmaniose. Reservatórios, vetor e homem; Desenvolvimento de atividade educativa sobre manejo ambiental  para controle de escorpiões e roedores; Definição de área de risco, epidemiologia descritiva; Georreferenciamento e situações de riscos.

 

(Fotos: Samuel Alves)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *