20 de agosto de 2019

Município promove encontro para capacitação de profissionais de saúde

(Foto: Genival Silva)

Profissionais de saúde recebem capacitação que visa a garantia da melhoria na prestação de serviços à população

Pensando na segurança dos usuários que utilizam materiais reprocessáveis nas unidades de saúde e centros hospitalares no Município, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza  o II Encontro sobre “Processamentos de produtos utilizados na assistência à saúde”, nesta segunda-feira (19), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Organizado pela Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), o evento reuniu  profissionais de hospitais, Atenção Básica, Atenção Especializada, clínicas oftalmológicas com centros cirúrgicos, clínicas de endoscopia e colonoscopia de Arapiraca.

“A principal proposta da realização desses encontros é a promoção  da qualidade de vida da população, através da excelência dos serviços prestados a ela. Além do trabalho de fiscalização realizado pela Visa, o órgão municipal também promove programa de capacitações. A ideia é a garantia da correta prestação de serviço aos usuários dos serviços de saúde” afirmou Sônia Mércia, enfermeira e fiscal sanitária da Visa

Para ministrar o encontro, Alda Graciele Almeida, professora de Enfermagem da Ufal, Doutora e Mestre em Ciências. Na programação apresentada: Como desinfetar os materiais; tipo de agentes químicos utilizados em cada nível de desinfecção;  e a forma correta para que sejam implementados nas práticas.

Na lista de materiais citados,  os utilizados nos exames de endoscopia, na UTI, ventilação mecânica e materiais  da atenção básica, a exemplo da inaloterapia, utilizada para nebulizações de crianças, entre outros.

Com esses encontros, o Município possibilita a discussão e capacitação de profissionais sobre um importante e complexo  tema, que é o processo de materiais, que consiste em limpar, desinfetar e esterilizar os materiais que são utilizados em outros pacientes.

“A importância  para a prática é fazer com que, principalmente os centros de  materiais, os profissionais se adequem à legislação vigente da Agência  de Vigilância Sanitária (Anvisa). O nosso maior intuito é que os profissionais saibam como fazer  e o porquê estão fazendo, para que a gente ofereça um material seguro para o paciente. Que esse material não ofereça risco de infecção ou de outras síndromes”, destacou a professora Alda Graciele Almeida.

 

 

(Fotos: Genival Silva)

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *