1 de julho de 2019

Arraiá Renascer do Sertão junta música clássica com forró em “O Lago dos Cisnes”

Passos de balé clássico estavam integrados à dança junina (Foto: Samuel Alves)

No final do século 19, o compositor erudito russo Piotr Tchaikovsky elaborou sob encomenda do Teatro Bolshoi, de Moscou, o balé “O Lago dos Cisnes”.

A música clássica logo se juntou ao teatro, a partir de um texto dramático que trazia a personagem princesa Odette como centro das atenções.

Ela é transformada em cisne em uma maldição lançada por um mago malvado, dono das terras em redor do lago do bosque, apenas lhes permitindo a aparência humana durante a noite.

A recepção foi feita com a Banda de Pífanos São José (Foto: Samuel Alves)

É nesse clima de mistério que o Arraiá Renascer do Sertão realizou a sua festa neste domingo (30), na quadra de esportes do bairro Manoel Teles.

O local estava muito bem enfeitado, com um pórtico anunciando o evento.

Já na entrada, a Banda de Pífanos São José levou os jurados até o palhoção, passando por uma linda cidade cenográfica com igreja, casebres, cemitério e até uma representação do Morro Santo da Massaranduba.

Convidada, a Junina Mandacaru Junino também deu um show (Foto: Samuel Alves)

Abrindo as apresentações, o grupo Flor de Mandacaru mostrou que sabia muito mais que além da Dança da Peneira, comemorando seus cinco anos de existência.

Logo depois, foi a vez da quadrilha estilizada Mandacaru Junino, trazendo mais uma vez a fé em Frei Damião para a pauta, com um figurino trazido diretamente do Piauí. Muita luta, muita garra, muita fé e, claro, muito ensaio.

Após isto, entrou na quadra a quadrilha matuta Tá Rochedo, com o experiente puxador Rosivaldo Vitório dos Santos, mais conhecido como “Pirrita”. Animação total.

Então, chegou “O Lago dos Cisnes no Forró de São João”, da Junina Renascer do Sertão, com uma coreografia impecável – destaque para o Cisne Negro, esbanjando a sensualidade necessária para o papel e trazendo movimentos precisos do balé clássico.

A nova geração está chegando com tudo no Manoel Teles (Foto: Samuel Alves)

O som de Tchaikovsky se juntava ao arrasta-pé numa sincronia que rendeu este ano à quadrilha estilizada do Manoel Teles o 5º lugar mo Campeonato de Quadrilhas de Caruaru e o 4º lugar no Concurso de Quadrilhas de Anadia.

E o público que ficou até tarde vibrou bastante e aplaudiu de pé ao casamento matuto que “salvou” a princesa Odette da maldição. A cuidadora de idosos Nireide Roque, de 31 anos, foi uma dessas pessoas.

“Estou muito feliz de presenciar isso aqui em nossa comunidade. Todo ano acompanho as apresentações do arraiá. A cada ano está mais lindo! Estou querendo dançar no próximo ano e tudo”, diz ela, que já figurou como Nossa Senhora Aparecida em outras investidas teatrais junto à quadrilha estilizada.

A apresentação da Renascer do Sertão contou com vários efeitos especiais (Foto: Samuel Alves)

Ao final, houve ainda o show da banda Bonde do Sucesso, em comemoração ao fechamento da noite bem-aventurada.

O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda Alagoas; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *