16 de maio de 2019

Eleições para os Grêmios Estudantis movimentam as Instituições de Ensino do município

O processo democrático retornou para as Instituições de Ensino do município arapiraquense.

Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), realizou as eleições para mais de 25 Grêmios Estudantis para o Ensino Fundamental II da Rede Municipal.

Conforme esperado pelas coordenadoras pedagógicas, o pleito foi realizado de forma tranquila, atendendo os alunos com a faixa etária acima de 12 anos e cursantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Para Dilma Honorato, da Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças, a formação de um Grêmio Estudantil é fundamental importância para uma Instituição de Ensino, pois ele contribui diretamente com a proposta e com o planejamento escolar, tendo a participação direta do aluno.

“O grêmio sempre é de fundamental importância para a Escola, até por quê a gestão necessita desse suporte, desse apoio e nós achamos interessante, pois é o momento do aluno ter vez e voz, dizer o que precisa ser melhorado, onde eles podem contribuir para o ensino e aprendizado”, destacou a coordenadora pedagógica.

Ainda segundo ela, o grêmio contribui para a formação do aluno e dá vez e voz para que suas propostas e indagações sejam ouvidas pelo corpo docente.

Nasário Júnior

Alunos de 25 Instituições de Ensino de Arapiraca contribuíram para o processo democrático dos Grêmios Estudantis (Fotos: Nasário Júnior)

“Tivemos um cronograma, e ele nos foi passado com muita determinação. O primeiro momento seria o de sensibilizar o alunado sobre o que é um grêmio e a sua representatividade, além das contribuições do membro do grêmio. Hoje foi o pleito eleitoral, foi tudo tranquilo e saudável”.

“Reflete na condição de eles saberem que também podem participar e ser responsáveis por uma proposta que a gente desenvolve durante o ano. Sempre que fazemos as sensibilizações mostramos que eles podem contribuir muito. E a partir das propostas que recebemos, a gente percebe que eles compreenderam a mensagem, que o que eles colocaram serviu para contribuir no trabalho pedagógico da Escola”, indicou Dilma.

O processo democrático chegou com tudo e muito bem-visto pelos alunos.

Wendell Kennedy é estudante da Escola Pedro Correia das Graças, ele detalhou a ansiedade do alunado durante todo o pleito.

“Nossa escola não tem novidade há algum tempo, e o grêmio é algo muito bom para inovar e trazer mais conteúdo para os alunos. Veio para movimentar um pouco mais o nosso dia a dia. Conversamos com os alunos da tarde e todos eles estavam muito ansiosos pelas eleições. Alguns estavam bem apreensivos, pois achavam que não venceriam, mas no geral foi muito tranquilo, bem saudável”, indicou o estudante.

Caso vença, Wendell apontou que pretende implantar um setor de imprensa na instituição, e, ao lado dos demais componentes de chapa, tentarão levar inovações para valorização do estudante.

“Se a nossa chapa vencer, eu como diretor de imprensa, tentarei fazer jornalismo na Escola. Os outros membros tentarão trazer novidades e iniciativas legais para valorizar o talento e a criatividade aos alunos”, finalizou o concorrente.

Fotos: Nasário Júnior.

Confira a galeria de fotos das eleições:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *