5 de abril de 2019

Programa Saúde na Escola: alunos recebem atendimento oftalmológico gratuito

Aluna da Escola Divado Suruagy em dia de ação do PSE (Arquivo: Ascom Arapiraca)

Alunos de escolas municipais, através do Programa Saúde na Escola (PSE), participam de uma série de atividades de promoção e prevenção à saúde. Entre elas, exames de acuidade visual para verificar como está a saúde ocular desse público.

Durante essas visitas a unidades de ensino, a equipe do PSE identificou a necessidade de consulta oftalmológica para cerca de 100 alunos, que durante dois sábados, a partir deste dia 6, recebem atendimento, gratuitamente.

“Nós entendemos que problemas de visão atrapalham o desempenho dos alunos em sala de aula, por isso a necessidade de, após a identificação da necessidade, um acompanhamento específico com médico oftalmologista”, explicou Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde.

 

PROGRAMA

O Programa Saúde na Escola, executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

“Com essa proposta, a equipe de profissionais elabora ações que são executadas, simultaneamente, nas salas de aula e dependências das unidades de ensino”, destacou Lisyana Karla, coordenadora Municipal do PSE.

Entre as atividades de promoção e prevenção à saúde, os alunos participaram de uma variada programação que segue os 12 eixos prioritários do programa, a exemplo de: saúde bucal; alimentação saudável; acuidade visual; saúde auditiva; sexualidade e prevenção de AIDS/DSTs; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; ações de combate ao Aedes Aegypti; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos; práticas corporais e cultura da paz.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *