21 de novembro de 2013

Experiências no tratamento do pé diabético são apresentadas

Os trabalhos desenvolvidos pelo Ambulatório Municipal de Feridas e pé diabéticos tem se destacado durante as apresentações nos congressos realizados  nas regiões Nordeste e Sudeste do pais. De acordo com a  coordenadora do Ambulatório Municipal, Joana Silva, o município de Arapiraca , apresentou cinco trabalhos científicos no  IX Congresso   Brasileiro de Tratamento de Feridas, que aconteceu em João Pessoa, na Paraiba, na semana passada.

Entre os temas abordados nos trabalhos estão: “Queimadura provocada por bisturi elétrico, responsabilidade  da enfermagem,  A importância do registro de enfermagem na prática do cuidado com feridas , Incidências de Lesões que acometem diabéticos  e o Projeto Cuidar para Cicatrizar, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas.

Os trabalhos foram apresentados  por Joana Silva, pela coordenadora do programa de Doenças Crônicas de Arapiraca, Josineide Soares e pelas  alunas do curso de enfermagem da Ufal, Marcela Farias e Lisiane Vital.

Joana Silva , disse que a participação nos congressos é muito importante porque os profissionais adquiriem conhecimentos que são aplicados no tratamento realizado nos pacientes que são atendidos no ambulatorio municipal. “ Nos congressos podemos perceber que ainda precisamos avançar muito tanto no treinamento de  profissionais para atender a demanda de pessoas com feridas como também nos medicamentos de última geração que agem com mais eficiência na cicatrização de feridas” afirmou a coordenadora do Ambulatório Municipal.  

A coordenadora do programa de Doenças Crônicas, Josineide Soares, que também apresentou trabalhos relativos às experiências exitosas no tratamento  do pé diabéticos no 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem, ocorrido no Rio de  Janeiro, no mês passado , disse que os palestrantes e participantes elogiam a iniciativa de Arapiraca por ter um ambulatório público no tratamento de feridas. “ Arapiraca  é a primiea e  única cidade de Alagoas e a segunda do nordeste que implantou  o serviço de tratamento gratuito e especializado para feridas e pé diabético” afirmou Josineide. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *