11 de setembro de 2013

Debate promovido pela Secretaria da Mulher lota auditório

O auditório da Ufal , campus Arapiraca, ficou lotado com quase duzentos estudantes que participaram da mesa redonda sobre a “ Importância do Judiciário no Enfrentamento à Violência Contra à Mulher”.
O evento  que foi  promovido pela prefeitura de Arapiraca , através da Secretaria  Municipal de Políticas Públicas para Mulher teve como palestrantes o defensor público André Chalub , o promotor público,Walter Omena, a presidente da OAB seccional Arapiraca, Claudia Lane, a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Marli Araújo e a psicóloga e perita criminal  Wanda Menezes.

Durante o debate foi discutido constantemente a necessidade da ampliação da rede de apoio às vítimas de violência. No município ainda não existe uma juizado específico para as vítimas desse tipo de violência. Mas de acordo com o promotor público Walter Omena,  é fundamental que se vá além da aplicação de leis . “ A mulher precisa de uma acompanhamento mais aprimorado do Ministério Público, da Defensoria e das outras instituições judiciais", afirmou o promotor. 

A defensoria pública tem sido um parceiro fundamental para garantir  os direitos das vítimas de violência,  como a aplicação das  medidas protetivas  e a execução da pensão alimentícia. O defensor público André Chalub disse que a violência vai além do aspecto físico. “  As letras de determinadas músicas que menosprezam, ridicularizam  e expõem  a mulher, o ditado popular  “ em briga de marido e mulher não se mete a colher” são exemplos de um machismo secular. É preciso denunciar ,romper um paradigma cultural,” afirmou Chalub em seu discurso.

A psicóloga Wanda Menezes, lembrou que mesmo antes da aprovação da lei Maria da Penha, a prefeita Célia Rocha ( PTB)  em seu primeiro mandato como gestora municipal já  lutava pelos direitos das vítimas de violência doméstica, com a inauguração de uma casa de passagem e a criação do Conselho Municipal da Mulher.

A Secretária Municipal de Políticas Públicas para a Mulher , Hyseth Santos, ressaltou  que a criação da secretaria , do Centro de Referência  e Apoio ás  Vítimas de Agressão,  a realização da Conferência Municipal  para a Mulher, e outras ações realizadas pela prefeitura de Arapiraca, tem possibilitado um recomeço de vida para as mulheres que sofriam violência e não tinham apoio do poder público “ Além de oferecermos atendimento  psicológico, social e jurídico , ajudamos essas vítimas a adquirirem autonomia financeira,  através de capacitação profissional, finalizou a secretária.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *