15 de dezembro de 2011

Geração de emprego e renda é tema de oficina

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A qualificação do trabalhador e a sistematização das ações articuladas para geração de novas oportunidades de geração de emprego e renda foram temas de debates de mais uma oficina do Plano Decenal do Desenvolvimento de Arapiraca, nesta quarta-feira (14).

Durante os períodos da manhã e tarde, na Escola de Governo Célia Rocha, representantes da classe empresarial, sindicatos, associações, organizações não-governamentais, universidades, Sebrae, Sine, Senac, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos da administração municipal, participaram por mais de seis horas de debates da oficina “Arapiraca Para o Trabalhador”, que abordou temáticas voltadas à qualificação dos trabalhadores, identificação do perfil econômico e social do município para atender às demandas da população, sobretudo os jovens, pelos próximos dez anos.

O Plano Decenal está sendo coordenado por Paulo Sérgio Barboza e tem como orientador, o renomado consultor de empresas públicas e privadas Noaldo Dantas.

A primeira oficina começou no dia 1º de dezembro, como o tema: “Arapiraca Inclusiva”, incluindo planejamento voltado para a área da Assistência Social.

O cronograma reservou para o dia 2, a oficina “Arapiraca Inteligente, com temas abordados sobre Educação. No dia 5 foi a vez do tema: “Arapiraca Feliz – Esportes e Lazer”. No dia 6, os representantes da sociedade civil organizada e poder público debateram problemas e projetos voltados para o fortalecimento da agricultura, com a realização da oficina “Arapiraca no Campo”.

Na quarta-feira (7) da semana passada, o tema foi “Arapiraca Saudável”, com a oficina de debates e propostas para melhoria da saúde da população. Na sequência dos trabalhos, na quinta-feira (8), os mais de 30 integrantes da oficina “Arapiraca Criativa – Cultura” traçaram o planejamento para uma cidade mais atrativa e com opções de lazer e cultura para o povo.

Na segunda-feira (12), a série de 14 oficinas foi retomada com o tema “Arapiraca Móvel – Trânsito”. Em mais de seis horas de debates e formulações de propostas, o grupo levantou uma série de problemas enfrentados atualmente pelos moradores e visitantes e projetos para a melhoria da mobilidade urbana.

Na terça-feira (13), durante as seis horas de debates, os participantes da oficina Arapiraca Sustentável mostraram interesse em discutir os temas voltados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

Parcerias

A representante da organização não-governamental Visão Mundial, Joelma Ribeiro, elogiou a qualidade dos debates durante a realização da oficina Arapiraca Para o Trabalhador.

“Esse tipo de discussão é muito importante para a sociedade, de forma especial para nós que já trabalhamos e fazemos ações articuladas com economia solidária”, afirmou Joelma.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino, também destacou a amplitude e a democratização do acesso das discussões com a comunidade, como forma de encontrar soluções que possam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e das pessoas que vivem no município.

Organograma

As oficinas do Plano Decenal seguem na próxima segunda-feira (19), com a realização da oficina “Arapiraca Criativa”; 21/12-Arapiraca para todos; 22/12- Arapiraca do Futuro – Jovens; 04/01-Arapiraca Legal; 05/01 Arapiraca das Oportunidades; 06/01 Arapiraca Segura; 09/01 Oficina de Consolidação; 11/01-Oficina de Comunicação.

 Veja o que foi discutido na oficina:

news.arapiraca.al.gov.br/userfiles/image/ARAPIRACA PARA O TRABALHADOR.doc

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *