30 de dezembro de 2009

Comunidades comemoram o sucesso do Natal na Praça

 

O primeiro concurso comunitário de melhor decoração natalina – Natal na Praça, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura movimentou 20 comunidades da zona rural e na área urbana, onde o carro-chefe do evento foi o envolvimento dos moradores.

Os itens avaliados pela comissão julgadora contaram com a participação, envolvimento e organização de cada comunidade visitada. A ambientação, decoração, criatividade e reciclagem de materiais também foram analisados. A apresentação de folguedos natalinos, animação, dramatização foram criteriosamente observados.

Um dos itens que mais chamou a atenção foi a realização de ações sociais e seu respectivo alcance junto aos moradores e/ ou entidades. E, como não poderia deixar de ser, a avaliação da ceia de natal, com bebidas e comidas típicas da época, também fez parte dos itens analisados pela comissão julgadora.

Mas, a beleza do concurso se fez pelo engajamento de cada comunidade em expressar de forma intensa e emotiva o espírito natalino. A busca em retratar a mensagem de Jesus, criou manjedouras de barro e de pequenos arapiraquenses que tornaram-se atores por um dia para encenar a chegada do filho de Deus.

As árvores de natal coloridas, luminosas ou simplesmente de materiais reciclados transmitiram a alegria da data. Papai Noel chegou de várias formas, mas tendo o sorriso e a empolgação como ítem primordial para animar a criançada.

 

As apresentações de folguedos natalinos reforçou as tradições culturais nordestinas e deixou claro que nossa cultura será preservada graças o envolvimento de crianças e adolescentes com a cultura de raiz.

A participação das comunidades encerram nesta quarta-feira, dia 30, com apresentações nas comunidades de Maçaranduba e Eldorado. Segundo a comissão organizadora do concurso, o que fica deste grande evento é a alegria e o orgulho que cada arapiraquense teve em mostrar que o espírito natalino se faz com solidariedade e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *