6 de outubro de 2009

Bosque das Arapiracas, o pulmão verde da cidade

 

O Secretário de Obras e Viação de Arapiraca, engenheiro Moisés Montenegro, apresentou na tarde desta terça-feira, 5, detalhes sobre o projeto do Bosque das Arapiracas. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, secretários municipais, convidados e representantes de empresas responsáveis pela execução da obra.

Durante a reunião foram apresentados explicações técnicas do projeto, considerado com uma das mais importantes intervenções realizadas pela administração pública municipal. Orçado em mais de R$ 13 .000 milhões , o Bosque está sendo construído através de financiamento obtido pelo Programa de Aceleração do Crescimento e tem como principal objetivo a preservação e recuperação da nascente do Riacho Piauí, numa área de mais de 67.000 km2.

Na obra estão previstas interferências significativas na área de impacto ambiental, alteração da infra-estrutura urbana, urbanização de assentamentos precários ( com melhoria de 400 unidades habitacionais), indenizações, proteção, terraplanagem, drenagem, construção de equipamentos de convívio urbano, chamado de Centro de Atividades Múltiplas e um Arboreto ( espécie de Museu a céu aberto para apresentação de todas as espécies plantadas no local).

No total, serão plantadas mais de 3.200 mudas, além de um intenso trabalho de preservação das espécies já existentes. Além disso, a empresa responsável pela execução do projeto ambiental destacou a importância de um intenso trabalho de Educação Ambiental na área. “A população tem que estar consciente da importãncia e impacto dessa obra”, comentou o engeheiro Rogério Araújo.

“ O Bosque das Arapiracas será o pulmão verde de nossa cidade”, comentou o prefeito Luciano Barbosa. Em toda sua extensão central o local não poderá ser percorrido de automóvel. Para trafegar na área os pedestres terão que usar trilhas, pistas de caminhada, pontes e etc. No Centro de Atividades Múltiplas haverá banheiros e uma área para promoção de cursos relacionados a preservação ambiental, como marcenaria baseada em madeira reflorestada, paisagismo, jardinagem e até produção de ervas medicinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *