8 de janeiro de 2009

Ufal realiza pesquisa em comunidades quilombolas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando, nesta quinta-feira, 8 , em Arapiraca, a segunda etapa do Diagnóstico de Nutrição e Saúde da População Remanescente dos Quilombos do Estado de Alagoas.

A equipe de pesquisadores percorrerá as comunidades do Carrasco e Pau d´Arco para o levantamento de dados alimentares com as mães quilombolas. Uma equipe do PSF e agentes de saúde do Pau d´Arco e Vila São Francisco estão dando apoio na coleta das informações.

A pesquisa realizada pela Ufal, através do Laboratório de Nutrição Básica e Aplicada da Faculdade de Nutrição, teve início em janeiro de 2007. Segundo o coordenador da pesquisa, professor-doutor Haroldo Ferreira, o projeto visa gerar dissertações de mestrado, além de estabelecer subsídios para o planejamento e elaboração de projetos de promoção a saúde, buscando facilitar a obtenção de recursos estaduais e federais em prol das comunidades remanescentes quilombolas.

O coordenador da pesquisa também informou que este é um trabalho inédito em nível nacional e que o término da pesquisa está previsto para abril deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *