17 de setembro de 2008

Prefeitura inicia campanha contra glaucoma

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da campanha de identificação de portadores de glaucoma.

A abertura oficial da campanha começou por volta das 8h30, no Clube do Professor de Arapiraca, no bairro Itapuã, e contou com a presença do vice-prefeito José Barbosa de Oliveira; secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; subsecretária de Saúde, Aparecida Bento, e do diretor do Instituto de Oftalmologia de Alagoas (Iofal), André Born.

Na ocasião, o vice-prefeito José Barbosa afirmou sentir orgulho em fazer parte de uma administração preocupada com o bem-estar da população. “As ações preventivas são importantes para garantir mais saúde para os moradores”, enfatizou o vice-prefeito.

De acordo com a programação, as atividades prosseguem na manhã do dia 20, no Caic do bairro Santa Edwiges, e será encerrada no dia 25 deste mês, na Casa de Festas Armazém, localizada na Rua Vereador Benício Alves, no bairro Cacimbas, em frente ao prédio em construção da unidade de saúde da comunidade.

Segundo revela a secretária Aurélia Fernandes, os exames serão ofertados gratuitamente e têm como público-alvo as pessoas com idade a partir de 40 anos, portadores de diabetes e hipertensão, portadores de glaucoma ou com histórico familiar da doença.

A doença atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina do olho humano. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma.

Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode levar a pessoa a cegueira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *