16 de junho de 2008

Final de semana de folia total

Neste final de semana, os festejos juninos em Arapiraca movimentaram as zonas urbana e rural, como também o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves. No centro da cidade quem animou os arapiraquenses foi Elias Sanfoneiro e a Família Moreira. O forró de primeira fez artesãos e visitantes cairem na folia. Nos bairros foram as quadrilhas que encantaram os moradores das comunidades e visitantes.

 No sábado, colocando “literalmente” o pé no chão, o Arraiá Santo Antônio, no Bálsamo, tirou as sandálias para enfrentar a lama no palhoção provocada pela forte chuva do dia anterior. Tanto a quadrilha convidada, quanto a oficial enfrentaram com muita disposição e garra as dificuldades para apresentar um show de tradição junina. A outra quadrillha a se apresentar na noite foi a do Arraiá São Pedro, no Alto do Cruzeiro. Os integrantes animaram a comissão julgadora com coreografias perfeitas e uma deliciosa culinária típica.

 No domingo, o Arraiá Beija-flor do Nordeste agitou o bairro do Manoel Teles. A quadrilha convidada da Associação dos Idosos e Pensionistas abriu a festa. Apesar dos imprevistos, a quadrilha principal Beija-flor entrou com todo o gás e inovou ao apresentar três estilos diferentes. Ao unir o tradicionalismo do estilo matuto, o colorido da estilizada e recriar uma nova estética fazendo uma citação implícita aos pierrôs e colombinas, a Beija-flor mostrou que tudo pode ser acrescentado ao “Espetáculo” usando a criatividade.

 O arrasta-pé, no domingo, terminou no bairro Santa Esmeralda, no Arraiá Rítmo Quente. Antes da quadrilha oficial entrar, o grupo musical Pingo de Gente fez uma homenagem ao prefeito Luciano Barbosa e ao vice-prefeito José Barbosa. Ao iniciar a apresentação, a “ Rítmo Quente” também inovou ao encenar o nascimento, vida e morte do personagem bíblico João Batista. Mas, o carro-chefe foi o estilo matuto, com casamento e figurinos tradicionais. A festa foi encerrrada com um show de dança cigana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *