17 de setembro de 2007

PREFEITURA ITINERANTE CONQUISTA BRASÍLIA

Mal o sol nasceu em Arapiraca no sábado, 15, e os moradores do bairro Brasília já se acomodavam na rua Miguel Leite à espera do início das atividades do Prefeitura Itinerante- marcado para às 8 horas. A expetativa da população sobre a promoção de ações, serviços e informações da administração pública municipal foi se acomodando assim que as dez tendas montadas no local iniciaram os trabalhos a fim de beneficiar a população daquela comunidade.

Josefa Barbosa da Silva, 48 anos, casada , três filhos, moradora da rua Antônio de Oliveira Leite, foi em busca de atendimento médico. Aferiu a pressão e fez exame de glicose. “ A presença do pessoal da prefeitura aqui é muito boa, maravilhosa”, comentou. Animada, seguiu em busca de outras secretarias. “ Vou visitar todas. Isso aqui tá bom demais”, acrescentou.

A mesma satisfação sentida por Sonaldo da Silva Oliveira, 30 anos, da rua Santa Rita, desempregado . Na tenda da assistência social ele preencheu cadastro para a emissão da segunda via do CPF- que ele havia perdido desde 2000. “ Muita gente precisa desse tipo de atendimento. Era o que tava faltando”, declarou.

Estrutura.

Além dos stands com serviços de todas as secretarias, o Prefeitura Itinerante ainda contou com a presença de três unidades móveis para procedimentos oftalmológicos, odontológicos e para realização de exames de ultra-sonografia e de citologia. Equipes da área também contribuíram com realização de palestras e orientação a população sobre doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo.

A Vigilância Sanitária, que também marcou presença no stand da saúde, inovou ao percorrer ruas do bairro promovendo orientação a estabelecimentos comercias. A participação dos conselhos Tutelar e Municipal da Criança e do Adolescente e da Mulher também foi evidenciada durante o evento.

Clima de festa

Apesar das atividades desenvolvidas ao longo de toda a manhã do sábado visando o atendimento às demandas da população local, o Prefeitura Itinerante também conquistou os visitantes graças ao clima de descontração. A presença das crianças do bairro, por exemplo, foi marcante. Elas fizeram a festa ainda mais animada e bonita, participando ativamente das atividades desenvolvidas nas secretarias de educação e da assistência social.

Agricultura, que serviu chá feito a base de capim sando e limão, também foi destaque ao oferecer mudas e orientações de plantio aos moradores. Indústria, Comércio e Serviços, além de garantira emissão de carteiras de trabalho, ajudou a população desempregada da área no preenchimento de cadastro do SINE.

Iluminação e Limpeza Pública, assim como Obras- que já haviam iniciado o trabalho no bairro antecipadamente- também participaram do dia D com ainda mais atividades. “ Trouxemos um relatório para apresentar a população todos os serviços já executados na comunidade- um dos mais beneficiados na atual gestão”, comentou o secretário Ricardo Teófilo.

As equipes de Esportes, Cultura e Turismo- também executaram atividades no Prefeitura Itinerante, transformando a rua Miguel Lima em palco de apresentações culturais, artísticas, de recreação e de práticas esportivas.

O prefeito Luciano Barbosa, ao lado do vice, José Barbosa e de alguns assessores, esteve no local conversando com moradores, ouvindo reivindicações, sugestões e elogios. “ Essa é iniciativa é muito importante. Pois, além do contato direto com a população desenvolvemos um trabalho focado no bem estar do cidadão, mas ouvindo a coletividade” , comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *