O prefeito Rogério Teófilo se reuniu, nessa quinta (08), com técnicos da Secretaria Municipal de Educação e de Finanças para realizar o planejamento orçamentário que poderá ser executado durante 2018.
Rogério Teófilo iniciou a reunião afirmando que um chefe de família responsável precisa colocar na “ponta do lápis” as despesas e a receita para planejar o orçamento familiar. Na gestão administrativa municipal não é diferente. É preciso planejar o uso dos recursos públicos com responsabilidade e transparência.
Ao lado da secretária municipal de Educação, Mônica Leônia Pessoa, a contadora Marília fez uma explanação dos recursos oriundos da Manutenção do Desenvolvimento da Educação (MDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A estimativa dos recursos próprios e das despesas para 2018 também foi apresentada durante a reunião.
Os entraves burocráticos e jurídicos que podem dificultar o uso dos recursos foram discutidos entre o secretário municipal de Finanças, Fernando Lôbo, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio Pereira Lenine, o procurador geral do município Rafael Gomes e a assessora especial do gabinete do prefeito, Salete Amorim.
Uma segunda reunião foi marcada para o dia 19 de fevereiro com a assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo coordenador da equipe é o ex-ministro de Educação, Paulo Paim. O prefeito afirmou que a equipe da FGV será fundamental para apontar meios diretos de conseguirmos mais recursos para a educação municipal.