4 de novembro de 2026

Arapiraca divulga novas datas e convoca população para oficinas de revisão do Plano Diretor

Participação popular é fundamental para um desenvolvimento urbano alinhado às necessidades de cada comunidade

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, divulgou datas para novas oficinas da revisão do novo Plano Diretor do município. Os encontros funcionam como espaços de diálogo direto entre a população e o poder público, permitindo que os cidadãos contribuam para definir os caminhos do desenvolvimento urbano nos próximos anos.

Secretário de Governo, Yale Fernandes, participando das oficinas comunitárias

A participação dos arapiraquenses nas oficinas é fundamental para garantir que o planejamento da cidade seja construído de forma coletiva, considerando as necessidades, demandas e sugestões dos moradores de cada região.

Confira a programação completa:

09/11, às 19h – Bananeira (Local: Arapiraquinha Terezinha Maria de Oliveira, na Praça Ramiro Celestino dos Santos)
10/11, às 15h – Nilo Coelho (Local: Associação Jardim das Paineiras, Vizinho ao CRAS)
10/11, às 19h – Brasiliana (Local: Escola Monsenhor José Soares de Melo, Rua João Medeiro de Lima)
11/11, às 15h – Carrasco (Local: Associação do Quilombo Carrasco)
12/11, às 15h – Batingas (CRAS Batingas, Rua Nossa Senhora das Graças, n° 40)
12/11, às 19h – Cavaco (Associação Comunitária do Cavaco, Rua Ventura de Farias, n° 1381)
13/11, às 15h – Itapoã (ONG Casa de Caridade de Candomblé Ile Axé, Vila Contente, Rua Amâncio Matias da Silva, 77)
13/11, às 19h – Canafístula (Instituto Afro Ara, Rua Antônio Feliciano, nº 526)

Futuro planejado

O Plano Diretor será um instrumento fundamental para estabelecer diretrizes para o crescimento e a organização de Arapiraca, orientando o desenvolvimento urbano, econômico, social e ambiental do município. Na primeira etapa, os encontros foram realizados nos bairros Boa Vista, Vila São José, Canafístula, Brasiliana, Brisa do Lago, Brasília, Mangabeiras, Zélia Barbosa Rocha e Residencial Agreste.

A proposta é construir uma cidade mais organizada, sustentável e com qualidade de vida para todos, em um processo de construção participativa que envolve diagnóstico, estudos técnicos, escuta da população, reuniões, oficinas e consulta pública.

O projeto considera diferentes pilares do desenvolvimento urbano, como mobilidade, habitação, meio ambiente e serviços públicos. A partir dessas contribuições, o município busca estabelecer estratégias para garantir um crescimento equilibrado, melhorar a infraestrutura e orientar o desenvolvimento de Arapiraca para os próximos anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *