Tradição junina movimenta Planalto e Nova Esperança em mais uma noite de festa
Arraiás deram um show de música, cultura e gastronomia na quarta noite de São João Comunitário
O maior São João Comunitário do Brasil, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Juventude, segue encantando arapiraquenses nos quatro cantos da cidade. Nesta quarta-feira (17), quarto dia de arraiás, a festa foi nos bairros Planalto e Nova Esperança com os Amigos do Planalto e o Arraiá da UNE.
Para começar a animar o público no bairro Planalto, a população contou com uma apresentação do Mestre Bastinho da Sanfona. A valorização dos mestres sanfoneiros é um dos destaques do São João arapiraquense deste ano, que conta com uma exposição dedicada aos artistas na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca.
A magia teatral da tradição junina ficou por conta da quadrilha Arrocha o Nó, que encantou os moradores com uma apresentação cheia de alegria e talento, resgatando as tradições da quadrilha matuta. A junina teve direito a noiva, freira e jovens cangaceiros, todos sincronizados em passos clássicos da dança junina.
No Arraiá da UNE, a festa também foi cheia de animação, com um palhoção decorado, show de trio pé de serra, banda de forró e várias juninas, desde a versão kids até uma apresentação da tradicional quadrilha estilizada Tradição, que encantou o público com um espetáculo de figurinos extravagantes e passos elaborados.
“Mais uma noite de São João comunitários e é muito lindo ver o envolvimento da população, desde quem está realizando os arraiás até quem sai de casa para vir prestigiar e curtir essa grande festa. Todas as noites têm sido um sucesso e isso é graças ao incentivo, o compromisso e o investimento de uma gestão que está envolvida de corpo e alma nesse resgate de tradições juninas”, comemorou a secretária Mônica Nunes.
Além da equipe da Secretaria de Cultura, os jurados oficiais do São João Comunitário e outros representantes da Gestão Municipal e também da Câmara de Vereadores, a festa também contou com a presença do advogado Lucas Barbosa, que não escondeu a alegria em poder participar do evento e a admiração com o trabalho realizado.
“Eu venho acompanhando os arraiás nos quatro cantos da cidade e é muito emocionante ver de perto a força da cultura popular. Meus parabéns a todos os organizadores, ao prefeito Luciano Barbosa e à equipe da Secretaria de Cultura por investir tempo, esforço e dinheiro para fazer essa grande festa, que fortalece a cultura, movimenta a economia e mantém nossa tradição viva”, finalizou.
Confira as próximas datas e locais dos Arraiás Comunitários:
18 de junho (quinta-feira)
19h | Arraiá Canaluar (Canaã)
21h | Arrocha Arapiraca (Bom Sucesso)
20 de junho (sábado)
19h | Arraiá da Vila (Vila São José)
21h | Arraiá mandacaru floresce ( Vila São Francisco)
21 de junho (domingo)
19h | Arraiá dos Amigos do alto do cruzeiro
21h | Arraiá Pisoteio (Batingas)
22 de junho (segunda-feira)
19h | Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança)
21h | Arraiá Didi News (Residencial Agreste)
23 de junho (terça-feira)
19h | Arraiá Pedro Sertanejo (Pau D’Arco)
21h | Arraiá Gonzagão (Baixão)
25 de junho (quinta-feira)
19h | Arraiá Milagres (Zélia Barbosa)
21h | Arraiá da lua (Mangabeiras)
30 de junho (terça-feira)
19h | Arraiá Pé na Roça (Bom Sucesso)
21h | Arraiá Brisa Luar (Brisa do Lago)
1 de julho (quarta-feira)
19h | Arraiá Raízes do Sertão (Cavaco)
21h | Arraiá Asas de Ouro (Jardim das Paineiras)
2 de julho (quinta-feira)
19h | Arraiá JVM 10 Anos (Vale do Perucaba)
21h | Arraiá Luar do Sertão (Primavera)
3 de julho (sexta-feira)
19h | Arraiá Dona Ciça (Baixão)
21h | Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles)
4 junho (sábado)
19h | Arrocha o Nó (Jardim Esperança)
21h | Arraiá do Povão (Nossa Senhora Aparecida


















