2 de setembro de 2025

Prefeitura abre consulta pública para construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2026-2029

Pesquisa estará aberta até o dia 10 de setembro e propostas enviadas por cidadãos podem ser incorporadas à versão final do plano

A participação popular é fundamental para a criação de políticas públicas eficientes e alinhadas com as necessidades do município. Por isso, a partir desta terça-feira (2), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, está convocando todos os arapiraquenses para participar de uma consulta pública online para construção coletiva do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029.

O PMS é o principal instrumento da gestão e criação de políticas públicas no município, estabelecendo diretrizes, metas, objetivos e indicadores que servirão de base para a atuação da Secretaria de Saúde pelos próximos quatro anos. O objetivo é que as decisões sejam tomadas de forma democrática, refletindo as reais necessidades da população arapiraquense e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo.

A consulta pública estará disponível até o dia 10 de setembro e, durante este período, qualquer cidadão poderá contribuir com sugestões e propostas, que serão analisadas pela equipe técnica da secretaria e poderão ser incorporadas à versão final do plano, desde que apresentem viabilidade técnica e orçamentária. O link para formulário de participação pode ser acessado AQUI.

Antes de chegar a esta etapa, a Prefeitura realizou oficinas locais de saúde em todas as unidades de saúde do município, ampliando o diálogo com profissionais, gestores e usuários. As propostas levantadas durante este período, junto às sugestões da equipe técnica da SMS, foram organizadas em três eixos temáticos (Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão Estratégica do SUS) e estão disponíveis AQUI.

De acordo com a Superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, o objetivo da consulta pública é reforçar o compromisso da Secretaria com a transparência da gestão pública e com os princípios do SUS, em especial equidade, integralidade e universalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *