22 de março de 2024

No Dia da Água, Prefeitura lança programa de recuperação de nascentes e consulta pública da 2ª unidade de conservação

Fotos: Maxwell Madeiro – Ascom Arapiraca

Durante as celebrações do Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, promoveu um importante debate sobre preservação e recuperação das nascentes do município.

O evento aconteceu no cineteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência, e reuniu especialistas de importantes empresas e órgãos da região, a exemplo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Agreste Saneamento, Mineração Vale Verde (MVV) e União das Associações de Moradores de Arapiraca (Unamar).

Na oportunidade, foi lançado o Programa de Recuperação de Nascentes ReNasce Arapiraca, que objetiva a restauração de mais de 100 nascentes no município.

O geólogo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, José Roberto Lima, aproveitou o ensejo para falar um pouco mais sobre os aspectos técnicos e ambientais do Programa Renasce Arapiraca, de proteção e restauração dos ecossistemas aquáticos do município.

Incentivadora do programa, a Buriti Empreendimentos, realizou a entrega de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) às equipes que farão a execução do Renasce Arapiraca.

Além do lançamento do programa, foi dado início, também, à revisão do Plano Municipal de Saneamento e estabelecimento do grupo de trabalho intersecretarial no objetivo de balizar meios para universalização do esgotamento sanitário nas diversas comunidades no município, levando saúde e qualidade ambiental para a população e obedecendo o Novo Marco Legal de Saneamento.

Por fim, foi realizado o lançamento da consulta pública da 2ª proposta de unidade de conservação do município, um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) na região dos bairros Ouro Preto e São Luiz como estratégia de manejo ambiental da fauna local com ênfase para os jacarés do papo amarelo que ali residem.

Clique AQUI e vote no nome da unidade de conservação dos bairros Ouro Preto e São Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *