7 de março de 2024

Desde seu retorno, projeto Meu Amigo Pet já evitou mais de 3 mil filhotes nas ruas

Ao todo, 320 fêmeas em situação de abandono já foram castradas de setembro do ano passado até agora

Foto: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca

O projeto Meu Amigo Pet, retomado em setembro de 2023 pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou neste mês de março o número de 320 fêmeas castradas. Considerando que cada fêmea pode parir em média 10 filhotes, isso significa que a ação já evitou o nascimento de mais de 3 mil filhotes que viveriam nas ruas do município.

As castrações acontecem no Castramóvel, estacionado atualmente na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Lá, são castradas 80 fêmeas por mês, sendo 40 animais em situação de rua, recolhidos pela equipe da unidade, e 40 resgatados por entidades protetoras de animais, como a Associação Humanitária de Proteção Animal de Arapiraca (AHPAR).

“Esse é um projeto com resultados a longo prazo, ele proporciona a redução de animais vivendo em situação de rua, ajuda no controle de zoonoses e também evita problemas de saúde que poderiam acometer estas fêmeas, como o câncer de mama e infecções uterinas graves”, explica a secretária Jackelline Barbosa.

Com 80 fêmeas castradas por mês, totalizando 960 por ano, estima-se que o projeto pode evitar o nascimento de mais de 10 mil filhotes por ano. Como medida de contenção à proliferação de animais nas ruas, neste início do projeto, somente fêmeas em situação de rua foram contempladas com a ação, mas uma segunda etapa do projeto acontecerá em breve retornando com os mutirões nos bairros de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *