17 de outubro de 2023

Arapiraca reúne instituições para investigar e prevenir abalos sísmicos na Região Agreste

Grupo técnico tem o objetivo de avaliar a causa dos fenômenos; nova reunião acontecerá em novembro

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

A Defesa Civil de Arapiraca realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma reunião técnica com o objetivo de discutir e analisar os recentes abalos sísmicos que têm sido registrados no município de Arapiraca e na cidade de Craíbas, também no agreste alagoano. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Antônio Rocha e reuniu representantes de diversas instituições e especialistas.

O encontro técnico abordou as possíveis causas e consequências dos recentes tremores de terra, além de medidas preventivas e de mitigação, por isso a presença de representantes com conhecimentos relevantes nas áreas de geologia, sismologia e segurança pública. “Foi uma ação importante, principalmente porque visa buscar o entendimento técnico a respeito dos sísmicos, implementar protocolos de ações e principalmente resguardar a população com medidas de prevenção. Com isso teremos um norte do que pode ser feito através dos órgãos e instituições e sociedade civil organizada tratando o assunto com o máximo de responsabilidade”, disse o secretário de Ordem Pública de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira, ficou definida a inclusão do município no mapeamento que será realizado no primeiro trimestre do ano que vem, pelo Serviço Geológico do Brasil. No dia 16 de novembro, ocorrerá outra reunião interinstitucional para que o trabalho continue sendo feito e as instituições sigam o monitoramento para identificar se os tremores têm causas naturais ou foram provocados por algum agente. “Definimos alguns encaminhamentos para a gente realizar, além do que vinhamos falando dos estudos na região do epicentro. Tratamos de algumas hipóteses, temos alguns levantamentos e um histórico de eventos em que todos estão alinhados com a zona de cisalhamento que temos em Arapiraca”, explicou Lindomar.

Entre as instituições que participaram desse importante debate estavam a Defesa Civil de Craíbas e Defesa Civil Estadual, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE – AL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), a Agência Nacional de Mineração (AMN), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e outros.

Autor: Mácio Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *