6 de setembro de 2023

Congresso Estadual de Artesãos Alagoanos acontecerá em Arapiraca

Força comercial foi essencial para que a cidade sediasse a terceira edição do evento, pela primeira vez fora da capital alagoana

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves (Foto: Ascom Arapiraca)

Pela primeira vez, o Congresso Estadual do Artesãos Alagoanos será realizado fora de Maceió. Com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento escolheu a cidade de Arapiraca para ser a sede da 3ª edição, que tem o objetivo de discutir e ressignificar o terceiro setor e sua força dentro da cadeia socioeconômica de Alagoas, a partir de políticas públicas e compreensão das demandas desses criadores. O evento acontece no dia 15 de setembro, no SEST/SENAT Arapiraca, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas AQUI.

A expectativa é que o evento reúna entre 150 e 250 artesãos e artesãs de diversas cidades alagoanas, além de autoridades de diversas autarquias municipais e estadual e até federal. O evento vai debater temas de grande relevância para a área, e o propósito é que seja assinado um documento que os delegados irão levar e pronunciar no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros.

O Congresso é uma iniciativa da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Arapiraca, SEBRAE e SEST/SENAT. Os tópicos prioritários do evento são: Memórias do artesanato; Produção artesanal sustentavel e inovações tecnologicas; Atuação em redes de cooperação; Estratégias de Comercialização e integracão socioeconômica; Políticas públicas e Legislação do Artesanato.

A escolha da cidade foi feita com o intuito de aproximar a diretoria da Federação dos artesãos do interior, e Arapiraca, enquanto segunda maior cidade do estado, tem esse papel central na região. “A cidade de Arapiraca é bem voltada a esse apelo comércio, e o artesanato é presente nisso. Dentro da economia estadual, Arapiraca se destaca nessa área cultural. […] O evento será focado no papel do artesão, e não do artesanato, levando em conta como está o artesão. Ele vai ter voz e vez para dizer o que ele pensa, o que ele sente, quais são suas dores”, explica o presidente da Falarte, Sérgio Nascimento.

A Superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tânia Macedo, destacou o apoio da gestão municipal ao evento e o protagonismo de Arapiraca como cidade-sede. “Para que este segmento consiga força dentro das políticas públicas, se faz necessário envolver o poder público e privado para que através de Associação, Federação e outras entidades possam debater temas que impulsionam o fortalecimento da categoria que hoje se faz presente no fomento a geração de trabalho, emprego e renda, onde a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vem apoiando iniciativas como esta”, disse.

Para participar do evento, não é necessário ter a carteira do artesão, é possível participar levando apenas a Carteira de Identidade (RG).

Autor: Mácio Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *