18 de setembro de 2023

Arapiraca será primeira cidade de Alagoas com plataforma digital para o trânsito; parceria foi firmada com DNIT

Fotos: Ingred Emanuelly

O caminho do conhecimento tem sinal verde em Arapiraca. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmaram acordo para que a segunda maior cidade de Alagoas seja a primeira a implantar moderna plataforma digital para desenvolver a educação para o trânsito.

O projeto-piloto da plataforma Conexão DNIT será na escola estadual Aurino Maciel. Com 350 alunos do ensino fundamental II (sexto ao nono ano), a escola abriu as portas para receber o projeto que vai mostrar vários caminhos do conhecimento de trânsito em material didático atualizado e que estará presente em diferentes matérias da grade curricular.

“Ficamos muito felizes com o convite. A plataforma tem N possibilidade de explorar questões de trânsito em diferentes matérias como matemática, geografia, entre outros. E por ser digital estará sempre sendo atualizada com as mudanças que acontecem na legislação. Vai ser muito bom para toda a comunidade escolar”, explicou a professora Janaína Monteiro, articuladora de ensino da escola Aurino Maciel.

O protocolo de intenções será assinado em outubro. “O trabalho da SMTT de Arapiraca é muito interessante. Vem desempenhando um papel importante nas escolas, empresas e nas ruas da cidade, com material educativo para fazer um trânsito mais seguro. Por isso estamos firmando este acordo para que a Conexão DNIT também possa colaborar nesta busca incessante por segurança e na formação de cidadãos”, afirmou Paula Carnaúna, educadora de trânsito do DNIT.

“A plataforma é completa. Pedagogicamente vai colaborar com os professores, já que apresenta sugestões de temas para as aulas. A SMTT de Arapiraca, mais uma vez, inova e traz novidades para a sociedade, especialmente para os jovens estudantes”, declarou Alberto Peixoto, superintendente-adjunto da SMTT.

 

INÉDITO – Arapiraca, por meio da SMTT, também foi o primeiro município em Alagoas a adotar o projeto Educa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, Detran Alagoas e secretaria municipal de Educação.

A preocupação da autarquia, nesta gestão do prefeito Luciano Barbosa, é sempre buscar a educação como caminho principal para a mudança de atitudes no trânsito. Trabalhando com as crianças em 20 escolas do municipio, o Educa discute assuntos relacionados ao trânsito dentro das matérias da grade curricular.

“O caminho é a educação. É transformar estes jovens estudantes em agentes multiplicadores em casa, na vizinhança, na família, explicando sobre trânsito, sobre comportamento e seguindo as regras. Começamos com o Educa, agora teremos o Conexão DNIT. Vamos ampliando o conhecimento e dando a oportunidade para outras instituições e estudantes terem acesso a este material. É preciso fazer a diferença para termos resultados diferentes no futuro próximo”, comentou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

O Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT comemora mais esta conquista. “Levamos informação para as crianças nos centros de educação infantil, para os jovens nas escolas e agora poderemos contar com o Conexão DNIT. Vamos fechando este círculo de conhecimento com muita alegria”, afirmou Francisco José, diretor do DET.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *