23 de junho de 2023

Terceiro dia do concurso de quadrilhas estilizadas lota ginásio e leva público à loucura

Quadrilhas substituíram tradição por futurismo e tópicos atuais

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

A casa ficou cheia no terceiro dia da nova etapa do Circuito Junino Alagoano, que aconteceu na noite desta quinta-feira (22), no ginásio do Sesc Arapiraca. As quadrilhas que se apresentaram arrancaram suspiros, gritos de torcida e até fizeram o público cantar junto o repertório moderno e apaixonante.

O evento é realizado pela Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), com parceria da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e do Sesc. Em 20 anos de história, é a primeira vez que ele acontece no Agreste.

As juninas que abrilhantaram o concurso de quadrilhas estilizadas foram: Flor do Mandacaru, de Rio Largo, Amanhecer do Sertão, de Maceió, Xodó e Xamego, de Rio Largo, e Renascer no Sertão, de Arapiraca.

Desta vez, os grupos substituíram a tradição por uma modernidade de encher os olhos, como a Renascer no Sertão, nascida na própria Princesa do Agreste. Em uma ode ao mastruz, erva medicinal utilizada por filhos de Exu, a quadrilha apresentou uma crítica pungente à intolerância religiosa e trouxe para o palco o misticismo das religiões de matrizes africanas.

Por falar em modernidade, a junina Amanhecer no Sertão foi além e transportou o público direto para o futuro com a temática colorida e tecnológica dos videogames. Além disso, o repertório moderno, que teve até Zé Vaqueiro, fez a plateia cantar junto em um dos momentos mais marcantes da noite.

A literatura também teve espaço nas apresentações das quadrilhas Xodó e Xamego e Flor do Mandacaru, que homenagearam respectivamente “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, e “As Pelejas de Ojuara”, romance de Nei Leandro de Castro que deu origem ao filme “O Homem que Desafiou o Diabo”.

No fim da competição, o resultado ficou assim:

Flor do Mandacaru – 142,4
Amanhecer no Sertão – 148
Xodó e Xamego – 146,1
Renascer no Sertão – 144,3

Grande final

Nesta sexta-feira (23), última noite do evento, o circuito será encerrado pelas quadrilhas Flor de Chica, de Maceió, Dona Ciça, de Arapiraca, Show Nordestino, de Marechal Deodoro, e Luar do Sertão, de Maceió.

Os espetáculos começam às 20h e a entrada é somente 1 kg de alimento não-perecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *