9 de junho de 2023

Mente e corpo em harmonia: Prefeitura leva cuidados de atenção primária a pacientes psiquiátricos do ITA

Ação inédita na instituição demonstra compromisso da Gestão Municipal com a saúde mental

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua reafirmando o compromisso em promover a saúde das populações marginalizadas. Nesta quarta-feira (7), as ações de promoção à saúde tiveram como foco os pacientes psiquiátricos do Instituto Teodora Albuquerque (ITA).

Na maioria das vezes, os efeitos dos transtornos mentais têm um impacto significativo na saúde física do paciente, fazendo com que eles deixem de realizar tarefas básicas, como por exemplo escovar os dentes. “Muitas vezes essas pessoas negligenciam os cuidados físicos, então a gente precisa ter esse olhar e esse cuidado, por isso planejamos essa ação”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial e Mental, Cledja Almeida.

Um dos focos desta ação é oferecer serviços de saúde bucal, como orientações de higiene e uma avaliação profissional. No caso da necessidade de um procedimento médico, o paciente é encaminhado para tratamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Também foram ofertados teste de glicemia, aferição de pressão, teste de ISTs e orientações sobre educação sexual. A ação foi realizada através de uma parceria entre o ITA e as coordenações da Rede de Atenção Psicossocial e Mental, Saúde Bucal, Promoção à Saúde, Atenção Primária e Educação Permanente em Saúde.

É a primeira vez que o projeto está chegando ao instituto. A enfermeira Michelle Pâmela, que é diretora do hospital, se mostrou grata à Gestão Municipal pela ação e ressaltou que a necessidade dos pacientes é grande. “Eles são muitas vezes desprezados pela família, que não dá aquele apoio que eles precisam. Muitas vezes não trazem nem material de higiene. Aqui a gente acolhe da melhor forma, o que podemos fazer por eles a gente faz”.

Com ações como esta, a Prefeitura reconhece que a saúde mental precisa ser tratada como uma pauta essecial e não pode ser separada da saúde física. Afinal, cuidar da mente é cuidar também do corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *