18 de maio de 2023

SMTT multiplica ações de segurança no trânsito em Arapiraca

O calendário recheado de atividades é proporcional ao esforço e carinho dos servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca para repassar informações e dicas de segurança viária. Os trabalhos se multiplicam nas escolas, nas ruas e nas empresas.

“Realizamos blitze educativas, participamos das ações de parceiros como o Sest Senat e o Detran, e estamos sempre presentes nas escolas e empresas que solicitam nossas palestras. É um trabalho feito com muito carinho porque a Família SMTT tem certeza que está colaborando para promover uma mudança, para que no futuro, tenhamos um trânsito tranquilo para condutores de veículos e pedestres. Estamos sempre à disposição para conscientizar a população, evitar acidentes e salvar vidas. Tudo isso é consequência de um esforço de toda a sociedade”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

Nesta quinta-feira (18/05), a SMTT Arapiraca participou da ação do Maio Amarelo, movimento de conscientização pela segurança no trânsito, com o Dia D do Educa. A atividade aconteceu na escola Carmem Yolanda, no Residencial Agreste.

Em 2021, o Observatório Nacional de Segurança Viária, responsável pela criação do programa, em parceria com Secretaria Nacional de Trânsito, resolveram criar um piloto do programa no Brasil, para alcançar 300 mil alunos. Por intermédio do alinhamento com a SMTT e a secretaria de Educação do município, Arapiraca foi a primeira cidade a adotar o Educa em Alagoas.

“A proposta era para 1% das escolas, o que seriam quatro escolas. Mas a percepção era que Arapiraca poderia abraçar mais o programa e assim foi feito. Foram inseridas 25 escolas, sendo 20 do município e 5 do estado, chegando a mais de 12 mil alunos. Os professores foram capacitados com o objetivo de levar trabalhar a educação para o trânsito de forma transversal, fazendo com que o tema seja incluído na grade curricular. O Educa busca formar cidadãos ainda crianças, para que sejam adultos que tenham a consciência do convívio harmônico no trânsito”, disse Edira Soares, coordenadora do Educa em Alagoas, e chefe de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas.

O evento na escola Carmem Yolanda reuniu a comunidade escolar em uma série de atividades que contou com as participações especiais de estudantes de outras escolas que fazem parte do Educa e mostraram os aprendizados através de apresentações para o público em uma grande festa da conscientização para o trânsito seguro. Mais uma vez o Zé Máforo fez a alegria do pessoal. Fotos e mais fotos com o mascote da SMTT Arapiraca para guardar na memória do celular e na lembrança do dia de diversão e aprendizado.

CALENDÁRIO – Mas as ações da SMTT vão ganhando destaque nas atividades do Movimento Maio Amarelo. As ações, esta semana, passaram na Pestalozzi Arapiraca, com palestra sobre direção defensiva para os profissionais da saúde, além, é óbvio, da recepção carinhosa recebida através das crianças acolhidas para tratamento na associação.

A Uninassau também recebeu a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT. Debate sobre os perigos e dicas de segurança para estudantes dos cursos oferecidos pela universidade.

Dentro das ações com a criançada, brincadeiras e sorrisos no Sesc Arapiraca. O teatro Hermeto Pascoal ficou lotado de aprendizado.

Por escrever em educação, a equipe do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM), tem realizado atividades inovadoras nas escolas. Turmas do Quintela Cavalcanti e da escola José Pereira Lúcio, na Vila Bananeiras, tem debatido sobre as emoções e o comportamento no trânsito. Adolescentes trocam ideias sobre como lidar com situações no dia a dia do trânsito, para evitar violência e agressões.

Nesta calculadora do calendário do Maio Amarelo, o palestrante oficial da SMTT, Alberto Peixoto, que ocupa o cargo de superintendente-adjunto da instituição, também falou sobre direção defensiva para colaboradores da empresa Casa das Tintas e no Cras Jardim das Paineiras. Com a turma da limpeza de Arapiraca, olhos nos olhos sobre segurança e cuidados no dia a dia para quem trafega entre veículos para deixar a cidade mais linda.

A SMTT registra também seguir os caminhos para a empresa Doce Popular e participação em em programas de rádio, podcasts e webtv de Arapiraca. E não falta energia para levar informações sobre segurança viária para colaboradores da Equatorial e Tio Vieira.

Parece correria, e é. No próximo domingo, dia 21, Detran Alagoas e SMTT Arapiraca, em parceria com o Arapiraca Garden Shopping, realizam a Corrida Maio Amarelo. Centenas de pessoas vão se reunir para difundir, de forma saudável, as atividades do Maio Amarelo na segunda maior cidade de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *