30 de maio de 2023

SMTT comemora Maio Amarelo com conscientização sobre trânsito seguro

Fotos: Leandro Dokarmo e Ingred Emanuelly

Quando os caminhos se cruzam pelo bem em comum, os resultados positivos se multiplicam e ajudam a transformar a sociedade. Neste 30 de maio, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, realizou, no auditório do Sest Senat, o evento de encerramento da programação do Movimento Maio Amarelo, que trata de conscientização sobre segurança viária.

Diante de representantes de empresas, instituições parceiras, estudantes de escolas públicas e crianças integrantes do Pelotão Mirim do 3º Batalhão de Polícia Militar, o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, ressaltou a dedicação de todos para o cumprimento de agenda repleta de compromissos como palestras e atividades educativas em escolas, empresas e entidades filantrópicas que abriram as portas para as atividades. O evento também contou com a presença da subsecretária de Educação de Arapiraca, Etelvina Carnaúba, e de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico e da SMTT de Penedo.

“O Movimento Maio Amarelo completou 10 anos em 2023. E nós estamos fazendo história, colaborando para a redução no número de vítimas da violência no trânsito. Estamos mostrando, todos unidos, a importância de cada um para o desenvolvimento desta conscientização. Reforçamos o trabalho educativo para que os estudantes, as crianças sejam agentes multiplicadores nas famílias e na vizinhança onde moram. E com os adultos, nas empresas, mostramos como cada acidente pode ser evitado com o compromisso de cada um praticar a direção defensiva”, afirmou Josenildo.

Uma festa de informação, gratidão e que teve o brilhantismo das apresentações musicais do sargento Ronnie Peterson, representando a banda do 3º Batalhão de Polícia Militar, além dos estudantes das escolas 31 de Março e José Pereira Lúcio, que, através da arte, mostraram o conhecimento adquirido através do programa Educa, parceria entre SMTT, secretaria de Educação do município, Detran e Observatório Nacional de Segurança Viária. Tudo acompanhado de perto pelo Zé Máforo. Mais que um mascote, ele representa a pureza e a alegria das crianças. Sorriso largo no rosto não fez cara feia para brincar e tirar fotos com as crianças.

AÇÕES – Durante todo o mês de maio, a SMTT intensificou as ações educativas. Firmou novas parcerias e estreitou outras para ampliação dos horizontes para novas atividades.

“Os profissionais do Departamento de Educação para o Trânsito se desdobraram com tantas atividades e fizeram todas com excelência. O Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar também fez ações nas escolas trocando ideias com estudantes sobre emoção e comportamento no trânsito como forma de lidar com situações e evitar violência. Na Fiscalização, as blitze educativas mostraram ao público que nosso interesse é salvar vidas através do uso do bom senso para ter a habilitação, seguir as normas de trânsito, obedecer a sinalização. Também preciso citar que estivemos presentes em ações em Maceió, Marechal Deodoro, Lagoa da Canoa e Craíbas. A Família SMTT, mais uma vez, escreveu uma bela história”, afirmou Josenildo Souza.

Representando as empresas que receberam atividades da SMTT Arapiraca no Maio Amarelo, Juliander de Carli, gerente-geral do Assaí Atacadista, lamentou as vidas que se perderam no trânsito ao longo dos anos. Em um relato emocionado e emocionante, ele lembrou da época em que trabalhava como caminhoneiro com o pai, no período sem fiscalização, sem o aparato de informações  sobre segurança viária. “A violência no trânsito pode acabar com cada um cumprindo o papel de proteger o outro. Hoje em dia temos tantas informações e ainda assim as pessoas se colocam em risco e colocam em risco a vida dos outros. Coragem sem cuidado resulta em morte. Cuidem de vocês, cuidem das outras pessoas. No trânsito, escolha sempre a vida”, disse Juliander para a platéia.

“Este é um momento de celebrar as guerreiras e guerreiros que trabalham por um trânsito sem violência. Os agentes de trânsito são fundamentais neste trabalho diário. Se parar pra pensar, nós vivemos na guerra. Perdemos milhares de vidas na pandemia, mas as pessoas continuam perdendo a vida no trânsito. Tem que ter responsabilidade, educação, seguir a legislação. A fiscalização existe para coibir, mas cada um precisa ter a consciência de que carrega um bem que não tem preço: a vida!”, argumentou o tenente PM Willams, coordenador do Pelotão Mirim e do Pelotão de Trânsito do 3º BPM.

O Sest Senat, que oferece vários serviços para condutores e para a população em geral é exemplo de uma destas parcerias que foram estreitadas a partir do Maio Amarelo. “A gente fica muito feliz com a forma de trabalho em conjunto com a SMTT de Arapiraca está funcionando. Temos muito a construir através desta troca de informações e ações nas escolas, empresas e nos cursos”, declarou Graciane Araújo, coordenadora de administração e finanças do Sest Senat que representou a gestora da instituição, Roberta Mendes.

Festa para comemorar as vitórias e aprendizados no Maio Amarelo. Maio acabou, mas a SMTT Arapiraca vira a chave e acelera agora para trabalhar a conscientização no mês das festas juninas.

“A gente não para mesmo. Termina um começa outro e assim seguimos nesta missão de dezembro a dezembro para levar ao povo o maio número de informações sobre trânsito seguro. É um trabalho incansável”, explicou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *