16 de maio de 2023

Semana Mãe e Bebê debate violência obstétrica e infantil na edição deste ano

Evento tem como foco o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à 13ª edição da Semana Mãe e Bebê. O projeto tem como objetivo promover discussões voltadas para a saúde e desenvolvimento das crianças.

Com o tema “Priorizando a Primeira Infância: diga não à violência obstétrica e infantil”, o evento mobiliza profissionais de diversos setores da sociedade para priorizar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 6 anos de idade.

A nova edição foi inaugurada com um workshop. Dentre os temas abordados, esteve o Maio Laranja, campanha que tem como objetivo combater e conscientizar sobre abuso e exploração sexual infantil. As palestras também abordaram violência obstétrica, desenvolvimento e primeira infância.

“A violência infantil no Brasil é um sério problema social a ser enfrentado pelos governos, entidades e sociedade como um todo. Esse fenômeno deixa marcas a longo prazo, com consequências mentais, emocionais e físicas que se arrastam para a vida adulta, provocando um impacto profundo no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, explica a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Irly Valeriano.

Realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o evento contou com a participação de enfermeiros da Atenção Básica do município e áreas técnicas da Secretaria de Saúde, além de visitadores do Programa Criança Feliz, representantes das creches municipais e membros das áreas técnicas da Secretaria de Educação.

O workshop levou ainda representantes de universidades municipais e de órgãos de atenção especializada, como o Banco de Leite Humano e o Espaço Nascer. Membros do CRAS e CREAS, assim como das áreas técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, também estiveram presentes.

Confira a programação:

15/05 – Workshop Profissional da 13ª Semana 100% Mamãe Bebê
16/05 – Roda de Conversa com os Profissionais de Saúde – Maternidade Mãe Rainha (Hospital Chama)
18/05 – Roda de Conversa com Profissionais de Saúde – Maternidade Hospital Regional de Arapiraca
15 a 31/05 – Atividades de conscientização em todas as Unidades de Saúde, Espaço Nascer e Banco de Leite Humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *