17 de maio de 2023

Saúde na Escola: Prefeitura leva ações de prevenção para crianças do Residencial Brisa do Lago

Articulação entre profissionais da Saúde e Educação beneficia alunos da rede municipal

Foto: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (16) mais uma ação de promoção à saúde nas escolas do município. Desta vez, foram beneficiados os alunos da Escola Maria Cleonice Barbosa de Almeida, no Residencial Brisa do Lago.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, a ação fez parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que ao lado do projeto Escolas Promotoras de Saúde, atua levando serviços de prevenção e incentivo às práticas saudáveis a alunos da rede municipal e estadual de Arapiraca.

As atividades realizadas foram: orientação de escovação, aplicação de flúor, entrega dos kits de saúde bucal, cálculo de IMC, vacinação e administração do medicamento, Albendazol, além de orientações sobre combate ao Aedes aegypti, meio ambiente saudável, alimentação saudável e práticas de atividade física e recreação.

O atendimento das crianças, desde vacinação até cuidados de saúde bucal, é realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde Fernando Lourenço, que atende às demandas da região. Estes profissionais fazem parte das ações do PSE através de uma parceria firmada entre a secretaria e a unidade.

“À medida que os professores vão detectando que aquela criança tem uma necessidade, a gente procura encaminhá-la para que ela seja atendida na UBS por um clínico e depois um especialista”, explica a coordenadora do programa, Lysiane Karla.

O programa é uma iniciativa intersetorial, de nível nacional, que tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes do município através de uma articulação entre Saúde e Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *