29 de maio de 2023

Arapiraca investe no plantio do milho irrigado e safra pode chegar a 250 toneladas

Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)

Fotos: Ascom Arapiraca

O plantio de milho irrigado está ajudando os produtores rurais de Arapiraca a reduzir os impactos do atraso do período chuvoso na Região Agreste de Alagoas.

A área plantada este ano é de aproximadamente 165 tarefas de terras, ou seja, 50 hectares no cultivo de milho.

Segundo revela o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, o engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, as localidades-polo incluem a Vila Bananeiras, povoados Piauí, Peleve Velho, Bálsamo, Laranjal e Cangandu.

O especialista adianta que a produtividade do milho irrigado é de 25 mil espigas por hectare. Os números apontam que a produção de Arapiraca pode chegar a 250 toneladas de milho verde.

Com a proximidade do período de festejos juninos, aumenta a procura pela “mão de milho”, que corresponde a 50 unidades.

Ano passado, o preço variou entre R$ 40 e R$ 50 reais a mão de milho. A expectativa é de que o preço para este ano se mantenha estável ao praticado em 2022.

O produtor rural Valdemir do Piauí está satisfeito com o plantio irrigado do milho AG-1051. A variedade é um híbrido diferenciado que apresenta grande quantidade de massa verde de alta digestibilidade.

Além disso, o tipo 1051 é líder na produção de milho verde e pamonha porque também possui excelente sistema radicular que permite grande amplitude de época de plantio.

Valdemir do Piauí conta que recebeu apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca. “Essa variedade é mais rápido o processo de plantio até a colheita, que foi de oitenta dias, relata o produtor.

O município de Arapiraca abastece 30% de toda a demanda do grão para o estado de Alagoas, que é de aproximadamente de 500 mil toneladas. O milho é um produto muito importante para a alimentação humana e animal, bem como de ter utilidade em diversas áreas na área rural e na cidade.

Cooperação

Além de acompanhar o plantio irrigado de milho, a gestão do prefeito Luciano Barbosa vem ampliando as ações de apoio aos agricultores familiares de Arapiraca. Recentemente foi assinado o Termo de Cooperação com a União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamaa), para estender as ações do programa Terra Pronta.

Em um mês do lançamento do programa já foram aradas mais de 2 mil tarefas de terras, beneficiando centenas de pequenos e médios produtores do município.  “Vamos continuar trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e ajudar o homem e a mulher do campo a produzir mais e aumentar sua renda familiar “, destacou o secretário Genivaldo Oliveira.

 

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *