18 de abril de 2023

Vacinação contra a Influenza: Prefeitura orienta a população a receber o imunizante

Foto: Arquivo – Ascom Arapiraca

Uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças, a vacinação é de suma importância para que sejam evitadas complicações virais e, até mesmo, óbitos.

E a Prefeitura de Arapiraca se mantém atenta ao calendário de vacinação e deu início, no dia 10 de abril, segunda-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ao ciclo de imunização contra a Influenza.

De acordo com o coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Evandro Melo, a constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.

Ainda segundo ele, devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

“Reforçamos a necessidade de se adotar as medidas de precaução respiratória e o mais importante, a necessidade da atualização do cartão vacinal com a vacina INFLUENZA para os grupos estabelecidos, o mais precoce possível. A vacinação é a principal estratégia de prevenção aliada às outras medidas gerais eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias”, apontou o coordenador.

Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 até o dia 31 de maio.

“A vacina contra a Influenza é a trivalente e destinada aos grupos prioritários, ou seja, para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças com a faixa etária entre 6 meses e 6 anos de idade, entre outros. A campanha acontece anualmente, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde”, apontou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis e PNI, Monica Suzy.

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população, tais como:

– Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
– Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); e
– Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Se apresentar sintomas gripais procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *