15 de abril de 2023

Troféu Mestre Duda: Arapiraca premia destaques da Cultura em 2022

Homenagem contemplou 15 categorias ao todo; cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (13)

Prêmio reconhece os fazedores de Cultura do município (Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca)

Após uma votação popular on-line que mobilizou quase 2 mil arapiraquenses, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude e Secretaria Municipal de Gestão, premiou na noite desta quinta-feira (13) os destaques da Cultura no município em 2022. O evento ocorreu no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca.

A homenagem da gestão municipal teve o objeto de reconhecer os fazedores da Cultura no município e, além disso, também auxiliou no levantamento desse público, tendo em vista que a primeira etapada da votação ocorreu por livre indicação do público. A partir daí, os três mais mencionados na votação aberta foram selecionados para a 2ª etapa e apenas um saiu vencedor.

“Participar da execução desse projeto foi muito prazeroso. Conhecer os artistas de Arapiraca nos diversos segmentos foi encantador. Acompanhar a votação dos mais indicados foi emocionante. Quero parabenizar a todos os artistas arapiraquenses. E enfatizar que o artista é um profissional tão importante como qualquer outra profissão , é preciso ter talento e persistência para seguir este caminho tão lindo e encantador. Parabéns por fazer a diferença nossa cidade”, disse a coordenadora de Projetos Públicos, Ivana Carla.

Para o superintendente de Cultura, José Wilson, o evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca mantém em evidência quem tanto contribui com o segmento em Arapiraca. “Foi um grande momento para cultura arapiraquense. Reconhecer os destaques do ano 2022, que como grandes guerreiros não deixam as tradições morrer, mantendo viva sempre a chama da cultura. Viva a nossa Cultura”, ressaltou Wilson.

A homenagem a José de Magalhães Silva, o Mestre Duda, falecido em 2016, se dá porque ele foi um dos principais responsáveis por preservar e difundir a tradição do Reisado na cidade, uma manifestação popular que remonta ao período colonial e que é celebrada em diversas regiões do país.

Ao todo, foram premiados 15 artistas ou representantes de grupos e instituições culturais das seguintes categorias:

  1. Espaço Cultural
  2. Grupo Cultural
  3. Audiovisual e/ou Mídia Alternativa
  4. Publicidade e/ou Mídia Cultural
  5. Cantora ou Cantora
  6. Escritor ou Escritora
  7. Artes Visuais e/ou Plásticas
  8. Entidade Cultural, ONGs ou Associação Cultural
  9. Mestre da Cultura Popular
  10. Cultura Nerd
  11. Protagonismo Jovem
  12. Artes Cênicas
  13. Artesão ou Artesã
  14. Cultura Popular
  15. Manifestações Afro

SESC, Sebrae e Arapiraca Garden Shopping também receberam o troféu como forma de gratidão pela parceria com os projetos da pasta municipal.

Confira a lista de vencedores aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *