13 de abril de 2023

SMTT comemora 25 anos com avanços no desenvolvimento do trânsito seguro

Fotos: Magno Almeida

O trânsito faz parte do desenvolvimento das grandes cidades. A boa relação entre pedestres e condutores, a fluidez do tráfego e o respeito à sinalização refletem numa sociedade preparada para seguir adiante no progresso. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca cumpre um papel fundamental neste livro de história da segunda maior cidade de Alagoas.

Vários personagens fazem parte destas páginas contadas através de semáforos, faixas de pedestres e placas. Entre eles, Epitácio Lúcio de Sousa. São 56 anos de idade, sendo 25 somente de SMTT. Epitácio, o conhecido Pita, é destes abnegados que vestem a camisa da instituição de domingo a domingo para que o trânsito seja seguro para todos.

“Lembro como se fosse hoje: instalamos 832 placas de sinalização em Arapiraca. No início da SMTT”, afirma.

Pita representa um grupo que está na SMTT desde o nascimento da autarquia. Servidores que viram de perto todos os pontos de necessidade, sucesso e aprendizado em cada esquina e cruzamento. É com olhar técnico, mas também cheio de saudosismo que conta as histórias de evolução positiva no tráfego em Arapiraca.

“Acordo cedo todo dia para fazer uma espécie de ronda na cidade para observar os semáforos e a movimentação. A intenção é detectar algum problema e já buscar resolver antes que o fluxo de veículos aumente à medida que o horário de pico, no começo da manhã, se aproxime e provoque dor de cabeça”, comentou Pita.

25 ANOS – Foi no 14 de abril de 1998, há 25 anos, a então prefeita Célia Rocha, assinou a lei Nº 2005/98 que dispôs sobre a criação da superintendência.

Artigo 1º: Fica Criada a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, entidade autárquica, com personalidade jurídica de Direito Público Interno, patrimônio e receita próprios, além de gestão administrativa e financeira descentralizada.

Artigo 2º: Constituem objetivos básicos da SMTT:

I – Estabelecer diretrizes com vistas à segurança, à fluidez, o conforto, a defesa ambiental e a educação para o trânsito e fiscalizar seu cumprimento;

II – Fixar, mediante normas e procedimentos a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito;

III – Estabelecer a sistemática de fluxo permanente de informações entre seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do sistema.

Artigo 3º – A SMTT terá por finalidade planejar, administrar, normalizar, pesquisar, educar, policiar, fiscalizar, aplicar as penalidades, promover estudos de engenharia, julgar infrações e recursos, operacionalizar o sistema viário e de transporte, normatizar e administrar por via direta ou indireta os sistemas de trânsito e de transporte.

Estão são alguns dos artigos que compões a lei de 1998. Naquela época, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão vinculado aos Ministério da Infraestrutura, haviam 43.871 veículos licenciados em Arapiraca.

25 anos depois, ainda segundo o Senatran, este número subiu para 130.573 veículos. Um aumento de quase 200%. Sem contar o fluxo de veículos oriundos de outros municípios que circulam diariamente na segunda maior cidade de Alagoas.

DESENVOLVIMENTO – Este aumento é visto diariamente nas ruas da cidade. Proporcionalmente também é o cuidado que a SMTT tem em relação ao tráfego fluir, assim como a segurança no trânsito.

O atual superintendente, Josenildo Souza, tem experiência com a autarquia. Esteve presente na história da SMTT e já foi um dos que liderou as equipes no começo deste livro.

Nesta gestão, com o apoio do pefeito Luciano Barbosa, Josenildo Souza junto com os departamentos da superintendência, tem realizado várias atividades. Através do Departamento de Educação Para o Trânsito, foi criado o mascote Zé Máforo, e foram intensificadas as ações educativas em escolas e empresas, com atividades para crianças e adultos.

Na Infraestrutura, a SMTT se destaca por resolver internamente todas as questões voltadas para as sinalizações horizontal e vertical.

Nesta gestão o Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar tem feito um trabalho elogiado Alagoas afora pela forma como lida com os próprios servidores. Com profissionais da área de serviço social, psicopedagoga e psicóloga, o NDM tem sido um ponto importante para o desenvolvimento das relações entre os setores e, fundamentalmente, com o público externo.

A SMTT intermediou a implantação do projeto Educa em escolas de Arapiraca.

ANIVERSÁRIO – Nesta sexta-feira, 14 de abril de 2023, a SMTT completa 25 anos com avanços, campanhas e parcerias com escolas, empresas e órgãos públicos, inclusive sendo modelo para outras instituições de trânsito.

“A Família SMTT foi construída à base de confiança e muito trabalho. São servidores que respiram o dia a dia da autarquia sempre observando onde podemos melhorar e investir a atenção. Nos últimos anos conseguimos investir na educação para o trânsito mostrando que a fiscalização existe, mas a nossa principal preocupação é que o trânsito seja seguro e saudável para todos. No final das contas, não cuidamos de carros e motos, cuidamos de pessoas”, explicou Josenildo Souza.

Em comemoração aos 25 anos de SMTT, a superintendência preparou um evento, aberto ao público. A partir das 8h da manhã desta sexta, na sede do auditório da Defensoria Pública, no bairro Santa Edwirges, haverá apresentação de estudantes da escola 31 de Março, palestra com o escritor e imortal das letas, José Firmino de Oliveira, e homenagem aos servidores mais antigos, que começaram a escrever este livro e continuam contribuindo com o serviço público.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *